Voluntários do Projeto Praia Limpa realizam ação em praias do Sul e Sudeste do país

0
301

Você consegue imaginar o quanto representa 25 milhões de toneladas de lixo? Essa é a quantidade de resíduos que, todos os anos, é despejada nos oceanos ao redor do planeta. No país, a situação só não é pior porque, diariamente, voluntários limpam praias, encostas, restingas e costões do litoral brasileiro.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Preocupados com o impacto desses resíduos no desenvolvimento da biodiversidade, a Eco Local Brasil, uma ONG com mais de 18 anos de atuação em preservação ambiental, realiza o Projeto Praia Limpa. A iniciativa terá ações em praias de Santa Catarina, Paraná e São Paulo durante os meses de janeiro, fevereiro e março deste ano.

A ação vai reunir atletas, influenciadores e voluntários locais para agir em favor da preservação das praias recolhendo o lixo depositado nestes locais. O projeto é apresentado e apoiado pela marca brasileira-canadense Core Case.

“Além das ações de limpeza de praia, o projeto também contempla intercâmbio de experiências com escolinhas e projetos ligados ao surf, assim como projetos de cunho ambiental e educacional”, explica o idealizador da Eco Local Brasil, Filipe Pedroso de Oliveira.

Itajaí terá ações na Atalaia e na Brava

A Praia Brava e a Praia Atalaia, muito frequentadas por moradores, turistas e surfistas, serão contempladas pelo Projeto. No domingo (31), será a vez da praia da Atalaia receber a limpeza. A ação será realizada entre 9h e 11h da manhã. Na ocasião, membros da ONG, da Escola de Surf Amigos da Atalaia e demais voluntários serão responsáveis por retirar o lixo do local.

Leia também

» Curso de observador de baleias lançado na Itália visa unir ambiente, turismo e ciência

» Organização holandesa anuncia parceria para limpar os rios mais poluídos do mundo. Entenda

» Guarujá quebra recorde como cidade mais certificada pela Bandeira Azul na América do Sul

“Esse circuito de ações voltadas à preservação do meio ambiente e a troca de experiência refletem os valores da marca. Nos preocupamos muito com a sustentabilidade e desejamos que as próximas gerações possam apreciar as belezas que nós dispomos hoje”, comentou Daniel Bortowski Carvalho, CEO da Core Case.

As datas de limpeza na Praia Brava serão divulgadas nos próximos dias. No local, as equipes terão a ECO BUS Store, loja física da Core Case, como ponto de apoio. O cronograma das atividades poderá ser acompanhado pelo perfil da marca no instagram @corecaseofficial assim como pelo site da Eco Local Brasil.

Projeto segue até março

No último sábado (15), a ação passou pela Praia do Gravatá, em Navegantes. Na ocasião, os voluntários recolheram 500 quilos de resíduos da orla. Parque Acaraí/Praia Grande, localizado em São Francisco do Sul, Barra Velha, Balneário Piçarras e Penha também receberão o projeto.

No Paraná, a iniciativa passará por locais como Ilha do Mel, Guaratuba, Caiobá, Pico de Matinhos e Praia de Leste. Já no litoral paulista, a ação beneficiará as regiões de Peruíbe, Guarujá, Maresias, Boiçucanga, Camburi, Praia da Baleia e Ubatuba.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Azimut 27 Metri