Principal mudança da 29ª Refeno está na vistoria das embarcações. Confira

Por: Redação -
04/08/2017

Foi divulgado o 2º Aviso de Regata para a 29ª edição da Regata Internacional Recife – Fernando de Noronha, realizada este ano no dia 30 de setembro, com partida do Marco Zero do Recife. A principal mudança de 2017 fica por conta da vistoria das embarcações.

A partir deste ano, como citado no item 12.2 do AR, o participante deverá efetuar durante a inscrição, na secretaria do Cabanga, o agendamento para a inspeção da embarcação, que será exercida pela Marinha do Brasil, sendo realizada no período de 13h do dia 18 de setembro às 15h40 do dia 27.

Outro ponto a ser tocado é sobre as datas de taxa de preservação ambiental e taxa de ancoragem, em Fernando de Noronha. Elas estarão quites entre os dias 1 e 5 de outubro. Passado este período, ficarão sob a responsabilidade dos participantes.

Os velejadores terão até o dia 28 de setembro para confirmar participação através do site da Refeno. Como acontece todos os anos, as embarcações irão percorrer um total de 298 milhas náuticas, o que equivale a 545 quilômetros de distância entre o local de partida, Marco Zero do Recife, e o de chegada, Mirante do Boldró, no Arquipélago de Fernando de Noronha.

A partir deste ano a inspeção da Marinha nas embarcações participantes será mediante agendamento feito através do e-mail [email protected]. O início das inspeções se dará no período de 18 a 27 de setembro, sempre à tarde. Serão realizadas inspeções em quatro barcos por dia.

A Marinha do Brasil reforça a importância dos itens de segurança estarem todos dentro do prazo de validade para as embarcações que vão disputar a 29ª Refeno. O grande e principal objetivo é tornar a disputa ainda mais segura. Para isso, alguns elementos precisam estar funcionando além dos que já são conhecidos pelos velejadores, este ano será incluído o uso do aparelho SSB. Confira abaixo todos os itens:

– Spot: Enviar ao Cabanga o ESN e URL
– Epirb – Com certificado e bateria dentro da validade
– Casulo do Epirb
– Colete Classe 1
– Foguetes
– Extintores de Incêndio
– Habilitação de Capitão Amador
– Balsa salva-vidas

Todas as embarcações deverão portar as seguintes cartas náuticas: 22000 (Atol das Rocas e Arquipélago Fernando de Noronha), 22100 (Do Cabo Calcanhar a Cabedelo), 22200 (De Cabedelo a Maceió), 21030 (De Fortaleza a Natal) e 52 (proximidades arquipélago Fernando de Noronha).

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    No NÁUTICA Talks, ex-piloto de avião Renato Oliveira vai contar como foi dar volta ao mundo em veleiro

    Renato levará experiência que levou 3 anos à série de palestras que acontecem durante o Rio Boat Show 2024

    FS Yachts lança nova lancha FS 355, com duas opções de motorização

    Lançamento do estaleiro catarinense vai ganhar as águas já na primeira semana de abril

    Entenda por que a duna de Jericoacoara está prestes a ser engolida pelo mar

    Cartão-postal do Ceará pode estar com os dias contados devido à interferência humana no processo de formação da duna

    NÁUTICA Talks terá papo com casal que sai de jet em busca de ondas gigantes

    Michelle de Bouillions e Ian Cosenza contarão como é viver essa experiência ao redor do mundo durante o Rio Boat Show 2024

    Barcos submersos há 7 mil anos já traziam tecnologias utilizadas até hoje

    Encontrados no fundo de um lago na Itália, barcos já carregavam consigo soluções náuticas modernas