Noruega começa construção do primeiro túnel do mundo exclusivo para embarcações

0
3255
Assim deverá ser o túnel - Imagem: Kystverket/Norwegian Coastal Administration

A construção do primeiro túnel exclusivo para embarcações já tem data prevista para acontecer, e logo no ano que vem, em 2022. A construção foi idealizada pela administração costeira norueguesa (Kystverket) e sua inauguração está prevista para 2025. O túnel terá uma extensão de 1,7 quilômetros e, inclusive, será grande o suficiente para permitir a navegação de cargueiros.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Tal obra permitirá que os navios contornem as perigosas águas da península de Stad, uma área exposta do oceano na costa norueguesa. Historicamente, até os Vikings evitavam navegar nessa região.

Os problemas causados nesse ponto do oceano são tão conhecidos que, em 1874, foram apresentadas as primeiras propostas para a construção de um túnel na região, pelo jornal local “Nordre Bergenhus Amtstidende”.

Há anos a região necessita dessa obra para evitar mais acidentes – Imagem: Reprodução

Leia mais:

>> Músico improvisa palco flutuante e planeja turnê aquática pela Europa

>> Cooperativa tenta reviver a tradição de construir barcos de madeira na Nova Escócia, no Canadá

>> Sem passeio de gôndola: canais de Veneza secam devido à falta de chuvas e maré baixa

No entanto, mesmo com 45 metros de altura e 36 de largura, alguns navios de cruzeiro serão grandes demais para o túnel, visto que ele terá capacidade para embarcações com calado de até 12 metros. Seu local de construção será debaixo de uma montanha de 640 metros. Agora, não será necessário contornar a temida península de Stad.

Por Gustavo Baldassare sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Tethys Yachts