Primeiro eco-parque flutuante do mundo será construído em Chicago

0
660

O escritório SOM divulgou sua proposta para o primeiro eco-parque flutuante do mundo, que será construído ao longo do Rio Chicago. Intitulado Wild Mile Chicago, o projeto tem uma milha de extensão (cerca de 1,6 quilômetro) e está sendo desenvolvido em conjunto com órgãos do governo e incorporadoras privadas. O parque contará com a inclusão de animais silvestres e terá programas recreativas e educacionais.

A intenção do The Wild Mile é cultivar um habitat natural no sistema de canais de Chicago, fazendo uso das paredes dos canais pré-existentes como apoio para zonas úmidas e habitats aquáticos. Ao mesmo tempo, o projeto também oferece um ambiente singular para a prática de remo em canoas e caiaques. Fruto de uma colaboração entre a Urban Rivers, o SOM, a Cidade de Chicago e outras instituições, o parque flutuante se tornará também o habitat para um grupo diversificado de espécies polinizadoras.

LEIA TAMBÉM
>> Martine e Kahena assumem liderança da 49er FX no Troféu Prinecsa Sofia
>> Intermarine registra princípio de incêndio em estaleiro
>> Estaleiro italiano cria nova linha de superiates em parceria com empresa inglesa

A ideia do parque flutuante foi incluída pela primeira vez no North Branch Framework Plan da cidade, aprovado pela Comissão do Plano de Chicago. Hoje, um grupo de cidadãos voluntários ajuda a catalogar as plantas, animais silvestres e insetos polinizadores presentes no local onde o parque será construído. Os dados são carregados em um aplicativo desenvolvido para o projeto. A maior parte do projeto tem conclusão prevista para meados de 2020.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones