Segurança

0
1594

Visando sempre a segurança de todos que aproveitarão as águas do Rio Grande do Sul no verão 2013/2014, a Capitania dos Portos do estado gaúcho decidiu reforçar a operação verão, da campanha de nome “Se liga, você é o Capitão”, da Marinha do Brasil, que começou no último sábado (14) em todo o país.

A Capitania do Rio Grande  irá atuar por meio de ações educativas e fiscalização, junto com suas Delegacias e Agências subordinadas, para diminuir a chance de ocorrências de acidentes e infrações ao código de Leis de Segurança do Tráfego Aquaviário. Ambas as campanhas, tanto a da Marinha Brasileira quanto a da Capitania gaúcha, se estendem até o dia 16 de fevereiro de 2014.

Tudo começa e se baseia na Inspeção Naval, que será realizada com o intuito de assegurar a salvaguarda da vida humana por meio de atividades de cunho administrativo. Seria, no caso verificar a segurança das navegações em mar aberto e hidrovias interiores, passando por prevenção da poluição hídrica por parte das embarcações, plataformas ou instalações de apoio. Tudo isso visando garantir a convivência harmônica entre os banhistas e tripulantes das embarcações.

“Com a chegada do verão, aumenta a quantidade de praticantes de esportes aquáticos e o emprego de embarcações de esporte e recreio. Por este motivo torna-se necessário intensificar ainda mais os trabalhos de orientação e fiscalização destas embarcações”, ressalta o Capitão dos Portos do Rio Grande do Sul, Capitão de Mar e Guerra Nilson Seixas. “O principal objetivo da Operação é a salvaguarda da vida humana no mar”, completa.

A ação da Capitania começa com a separação de equipes nos pontos mais concorridos e de maior tráfego de embarcações durante essa época. Para isso, as medidas educativas possuem tanta importância quanto as de fiscalização e punição. É desse modo que a Operação Verão quer tornar as Normas da Autoridade Marítima, voltadas à segurança da navegação, sejam assimiladas e compreendidas de maneira mais fácil pelos condutores de embarcações. Isso certamente contribuirá para a diminuição de acidentes nas águas brasileiras.

Essas normais estão disponíveis e podem ser acessadas pelo site: www.dpc.mar.mil.br.

A Capitania dos Portos reitera que a denúncia é um meio importante para ajudar a fiscalização e manter a segurança de todos. No Rio Grande do Sul, o contato pode ser feito pelo número (53) 3234 – 1475. Assim como fotografias ou filmagens que ajudem a identificar infrações e/ou infratores podem ser enviadas para o e-mail secom@cprs.mar.mil.br. “Denunciar é um ato de cidadania que pode salvar uma vida”.

A Marinha do Brasil possui uma cartilha para a navegação boa e em segurança. Confira os 10 mandamentos:

1 – Faça a manutenção correta de sua embarcação;
2 – Tenha a bordo todo o material de salvatagem prescrito;
3 – Respeite a lotação máxima da embarcação e tenha a bordo coletes salva-vidas para todos;
4 – Mantenha os extintores de incêndio em bom estado e dentro da validade;
5 – Ao sair, informe o seu plano de navegação ao seu Clube, Marina ou Condomínio;
6 – Conduza sua embarcação com prudência e em velocidade compatível para evitar acidentes;
7 – Não conduza embarcação se houver ingerido bebida alcoólica;
8 – Mantenha distância de 200 metros das praias e dos banhistas;
9 – Respeite a vida, seja solidário, preste socorro; e
10 – Não polua o mar, os rios nem os lagos.

E tome cuidado para não cometer infrações graves como:

1 – Conduzir embarcação (lancha, moto aquática, etc.) sem ser habilitado;
2 – Conduzir embarcação após ingestão de bebida alcoólica; e
3 – Conduzir embarcação com excesso de passageiros.

Foto: Divulgação

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.