Conheça os fabulosos prédios em forma de vela de barco idealizados pelo arquiteto canadense Frank Gehry

Por: Redação -
24/03/2020

Eleito o arquiteto vivo mais importante do mundo pela revista americana Vanity Fair, o canadense Frank Gehry encanta o mundo com seus prédios-esculturas de titânio com formato de vela de barco. É de sua autoria, por exemplo, o célebre Museu Guggenheim Bilbao, da Espanha, esculpido com 30 000 finas placas de titânio em forma de ondas. Também saiu de sua prancheta o incrível Walt Disney Concert Hall, de Los Angeles, uma das mais fabulosas esculturas em tamanho gigante do mundo, com sua estrutura metálica em formato de vela de barco.

Na vanguarda arquitetônica, apesar de seus 91 anos de idade (comemorados dia 28 de fevereiro), Frank Gehry curte ser celebridade a aproveita a fama para criar mais e mais estruturas admiráveis. Como o prédio dançante de Praga, na República Checa; ou o Cleveland Clinic Building, de Las Vegas; e ainda o Hotel Marqués de Riscal, na Espanha.
Também levam a sua assinatura o edifício da Universidade de Tecnologia de Sydney, na Austrália; o Peix (Fish), de Barcelona; o Museu da Cultura Pop, de Seattle; o Weisman Art Museum, de Minneapolis; e o museu de arte e centro cultural da Fundação Louis Vuitton, em Paris, com uma avalanche de velas de vidro.

LEIA TAMBÉM
>> Seaview: o iate que será construído pela MCP Yachts com a holandesa Vripack
>> Intermarine prepara dicas de como cuidar dos barcos durante a COVID-19
>> Teste Ventura V195 Crossover: a evolução de uma das lanchas mais vendidas do Brasil

Singulares, essas esculturas servem principalmente como chamariz para o turismo. Desde que o Museu Guggenheim Bilbao abriu suas portas, 23 anos atrás, a cidade — antes sujinha, decadente, voltada para a siderurgia — passou a receber 1 milhão de visitantes por ano, por causa do museu.

Da mesmo forma, Dubai, nos Emirados Árabes, conseguiu se tornar um destino turístico dos mais procurados ao erguer uma série de obras faraônicas, como o hotel Burj Al Arab, com sua fachada igualmente em formato de vela de barco. Se bem que essa escultura não é da lavra do genial Frank Gehry.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NÁUTICA Talks: Izabel Pimentel e Marcelo Osanai contam acontecimentos inesperados na navegação

    Dois navegadores que já passaram por apuros em alto-mar relatam suas incríveis histórias no Rio Boat Show 2024

    Yamaha vai ao Rio Boat Show 2024 com cinco motores e dois jets

    Entre os equipamentos, estão cinco modelos de popa; evento acontece de 28 de abril a 5 de maio

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2019

    Evento chegou a sua última edição antes da pandemia consolidado como o mais importante salão náutico outdoor da América Latina

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio

    No NÁUTICA Talks, Elio Crapun palestra sobre revolução dos hidrofólios nas embarcações

    Velejador abordará detalhes sobre realidade e avanços de barcos que navegam sobre fólios durante o Rio Boat Show 2024