Marinha do Brasil irá leiloar casco de antigo porta-aviões

Por: Redação -
09/10/2019

O porta-aviões São Paulo, que esteve entre os cinco maiores do mundo, poderá ser leiloado em janeiro de 2020. Antes, já com data marcada, no dia 9 de dezembro, acontecerá uma audiência pública onde os interessados poderão se apresentar à Marinha, para realizar cadastramento e credenciamento para o leilão do casco do  gigante de 32, 8 mil toneladas comprado da França em 2000. O navio atracado na Ilha das Cobras já sofreu com um incêndio e quase se tornou um museu flutuante.

Os interessados em adquirir o casco da embarcação, que está no Cais Norte do Arsenal de Marinha, podem agendar visitas de inspeção até o dia 6 de dezembro. O leilão acontecerá no Recreio, e a firma João Emílio Leiloeiro é a responsável por receber as ofertas. O lance mínimo de alienação é R$ 5.309.733,65. O comprador precisará, ainda, arcar com os custos de remoção do navio da Baía de Guanabara.

O destino provável é o mesmo de seu antecessor, o porta-aviões Minas Gerais — antes pertencente às Marinhas britânica e australiana —, que operou entre 1960 e 2000 no Brasil até ser vendido como sucata e parar no “cemitério dos navios” em Alang, na Índia.

Fotos: Divulgação

O São Paulo tem grande quantidade de amianto, que se não for retirado, pode atrapalhar a venda. Em 2012, a embarcação foi atingida por um incêndio que deixou um morto e dois feridos. O fogo consumiu um alojamento de praças, localizado na popa do navio. Segundo a Marinha, o motivo do incêndio foi uma pane elétrica.

O navio foi construído na França entre 1957 e 1960, e tinha o nome de FS Forch antes de ser repatriado por US$ 12 milhões. O modelo da Classe Clemenceau tem 265 por 51 metros e capacidade para transportar até 40 aeronaves de asa fixa e helicópteros. Segundo a Marinha brasileira, o “navio-aeródromo” navegou 85.334 km e realizou 566 lançamentos de aeronaves.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2019

    Evento chegou a sua última edição antes da pandemia consolidado como o mais importante salão náutico outdoor da América Latina

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio

    No NÁUTICA Talks, Elio Crapun palestra sobre revolução dos hidrofólios nas embarcações

    Velejador abordará detalhes sobre realidade e avanços de barcos que navegam sobre fólios durante o Rio Boat Show 2024

    Casarini Boats levará mistura de bote com jet ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação inovadora será um dos destaques do evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    No NÁUTICA Talks, Paula Vianna mergulha nos desafios da fotografia subaquática

    Vencedora de concursos internacionais, fotógrafa é presença confirmada no Rio Boat Show 2024