Plataforma da Opacmare visa facilitar acesso para embarcações com motorização de popa

0
10112

A empresa italiana Opacmare, há 23 anos no mercado, uniu-se aos designers eslovenos J & J Design para criar uma solução entrar e sair da água em embarcações com motorização de popa. “O mercado de barcos cresce muito rápido em todo o mundo e é importante olhar para o aspecto divertido, de entretenimento e de banho. E, ao mesmo tempo, motores de popa são predominantes e crescem neste setor de barcos menores”, diz Opacmare.

O resultado da colaboração entre as duas empresas é a plataforma hi-low SAFE para barcos com motor de popa, que, segundo eles, fornece acesso seguro e conveniente à água para essas embarcações.

Segundo a empresa, a plataforma cria uma praia privada/ilha particular no barco e pode ser ajustada em três níveis por um novo mecanismo de elevação eletro-hidráulico. Os níveis compreendem uma posição mais baixa para quando o barco estiver ancorado, com a plataforma submersa a aproximadamente 10 cm abaixo do nível da água; uma posição de passeio onde a plataforma está nivelada com o cockpit; e uma posição mais alta que permite que o motor de popa seja aparado para fora da água.

LEIA TAMBÉM
>>Iate Princess X95, em parceria com a Pininfarina, traz novo conceito de flybridge
>>Novo Pershing 8X, apresentado em Düsseldorf, é fabricado em fibra de carbono
>>Marinha notifica 41 embarcações e apreende 15 por irregularidades durante operação em Manaus

Além disso, o sistema é sincronizado com o sistema de compensação externo. Isso significa que quando a plataforma está na posição baixa, os motores não podem ser ligados e, enquanto os motores estão funcionando, a plataforma não pode ser baixada. As vantagens não são difíceis de imaginar – o fácil acesso à água é, obviamente, um benefício fundamental, mas, além disso, a plataforma fornece um ponto de fácil embarque/desembarque para acesso seguro quando em modo suspenso. As empresas alegam que o espaço no convés pode ser aumentado em até 30% e, quando baixado, a plataforma pode atuar como um sistema passivo de estabilização em repouso. Uma escotilha foi projetada para facilitar a limpeza ou a substituição do escoramento e, além disso, todo o sistema pode ser operado por smartphone.

A Opacmare e a J & J Design afirmam que a plataforma SAFE é adequada para embarcações de até 15 m (50 pés) de comprimento e com qualquer combinação de motores de popa de instalações simples a quádruplas.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones