8 impressionantes piscinas de superiates que deixam qualquer um com inveja

0
2014

Então, você é tão abastado que pode se permitir um superiate, com suítes para sua família e seus convidados, acomodações completas para a tripulação (incluindo sala e cozinha próprias) e equipamentos de entretenimento iguais aos da sua casa. Quem embarca sente-se como em um spa ou resort, porque, fora a plataforma para banhos no nível do mar — o, assim chamado, beach club — há sempre à disposição um bote de fazer inveja a qualquer lancheiro — ou, não raro, uma lanchinha bem estilosa — para chegar à praia mais próxima.

O que mais se haveria de querer? A resposta, para alguns dos afortunados que podem se permitir tais luxos é: uma piscina! Não uma jacuzzi qualquer, mas uma piscina mesmo. Muita extravagância? Que nada! Aristóteles Onassis já tinha uma, em meados do século passado, no convés do seu icônico Christina O.

Nos modernos iates, as atenções estão mais voltadas para as inovações de projeto e engenharia, a tecnologia embarcada, as possibilidades de diversão nas paradas e no próprio barco e na garantia da intimidade do grupo de amigos, longe de olhares indiscretos.

É aí que entram as piscinas. Se o tamanho do casco permite, por que não ter uma? Elas são cada vez mais frequentes a bordo — e, como você verá nas próximas páginas, também mais espetaculares, a ponto de fazer pensar que aquela esticada até a praia ou ilha mais próxima pode ficar para depois. E que, afinal, o próprio barco é uma ilha.

 

1 – Mais que conforto, um privilégio

Os americanos estão acostumados à grandiosidade de edifícios, carros, barcos, mas nem por isso deixaram de se impressionar com o iate da linha Mangusta Oceano 43 apresentado no país. Fabricado na Itália e batizado de Namasté, o barco agradou tanto que levou o prêmio Melhor do Salão de Fort Lauderdade deste ano, por seu projeto inovador. Um dos destaques a bordo fica na proa: é uma piscina infinita, que tem duas partes — uma delas com cascata — e fundo de vidro que funciona como teto transparente para o boxe do banheiro da suíte principal, no convés de baixo. Por conta, também, dessa piscina, o Namasté está dando o que falar.

 

2 – Muito mais que uma piscina

O nome Seven Sins (Sete Pecados, em inglês), é bem apropriado para este premiado barco italiano de 52 m. Ao vê-lo, logo vêm à cabeça duas tentações: preguiça e luxúria. Para isso, nem precisa sair do completo beach club, que ocupa toda a área da popa, em dois “andares”, dividido na parte externa e interna. Na parte interna, as laterais do barco se abrem, para formar varandas para o mar, e uma parte do teto desce, para revelar a cobertura translúcida, que é o fundo da deliciosa piscina, instalada no convés de cima, na praça de popa. E esta não é única surpresa da engenharia deste barco. A parte fechada do beach club, na popa, abriga também a garagem do barco de apoio, mas não qualquer garagem, porque é inundável, de forma que se enche de água do mar para permitir que o barco de serviço já saia navegando de dentro do Seven Sins.

 

3 – Uma piscina que vira heliponto. Ou vice-versa

Um dono de barco mediano já se contentaria em possuir uma jacuzzi para chamar de sua no convés do barco, não é? Mas, aqui, estamos tratando de iates que estão no limite do que se pode querer em termos de comodidades e tecnologia. O Alfa Nero, de 82 m de comprimento, por exemplo, é um desses. Ele tem não só uma piscina infinita com dimensões que a habilitam a ser chamada como tal, mas que também pode ser usada como um heliponto quando esvaziada. Aí, se alguém quiser se refrescar enquanto isso, pode usar a jacuzzi que há na parte de cima, no teto do barco, onde o tamanho não é o mesmo da piscina oficial do barco, mas a vista lá do alto é espetacular.

 

4 – Um beach club flutuante

O Seasense tem aparência leve para os seus 220 pés. Isso porque a superestrutura não avança muito em direção à popa, deixando descoberta uma grande parte do convés principal — área suficiente para ter uma piscina de nada menos que 10 m. Isso mesmo: 10 m! Bem grande para um barco de lazer, a piscina, com espreguiçadeiras, sofás e guarda-sóis, é o centro das atenções e da vida a bordo, já que a intenção do proprietário era dispor de um espaço em que a família toda pudesse divertir-se junto no convés principal.

 

5 – Com cascata e fundo de vidro

Construído pelo reconhecido estaleiro holandês Heseen Yachts, o Super Nova, iate da linha Galactica da marca, de 70 m de comprimento, oferece fabulosos 357 m2 de espaço de convés. Tudo isso é aproveitado com — entre outros luxos, tais como um elevador — um heliponto na proa, solário, um beach club de 146 metros quadrados e uma piscina de excelentes 6 m na popa, com fundo de vidro, jatos de hidromassagem e cascata. Não precisa mais nada, não é mesmo?

 

6 – Quase uma obra de arte

A motorização híbrida eletromecânica do Savannah, de 83,5 m (273 pés), foi uma inovação no mundo dos motoriates quando esse barco foi lançado, cinco anos atrás, prometendo uma economia de combustível de até 30%. No entanto, outros méritos desse iate holandês estão muito mais à vista. A começar pela pintura cor de prata e pela popa aberta e escalonada por degraus que vão da plataforma de embarque ao convés principal, onde uma piscina de excelentes 10 m e fundo adornado com mosaico de vidro que parece uma extensão natural do salão.

 

7 – Água doce ou do mar

O Okto, de 66,4 m (218 pés) não fica devendo nada à concorrência quando se trata de piscina. A dele tem respeitáveis 12 m2 e recebe tanto água doce quanto salgada, que pode ser aquecida ou resfriada. Outros predicados desse superiate são um elevador que leva do convés inferior à ponte de comando, um heliponto na proa, quatro garagens para barcos de apoio e um solário jacuzzi no flybridge.

 

8 – Muita água e um show de luzes

A bordo de um iate de 74 m cabem muitos luxos. No holandês Plvs Vltra, um modelo dos sonhos, coube uma piscina de 6,5 m de comprimento e 1,2 m de profundidade muito bem integrada na ampla praça de popa, mobiliada com poucas peças. Se faltar espaço para toda a família ou os amigos dentro dessa piscina, há uma jacuzzi num solário na proa e outra junto a uma sauna no beach club, no convés inferior.

 

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

 

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização (redacao@nautica.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.