Pintores do mar

Por: Redação -
04/03/2016

Inspiração para um estilo de vida e para as artes. Assim como a música transformou o mar e a navegação em canções, alguns pintores também se deixaram levar pelas belas paisagens marinhas e as retrataram em pinturas. NÁUTICA selecionou dez deles para você. Confira:

Castagneto

Giovanni_Battista_Castagneto_-_Afternoon_in_Toulon_-_Google_

Italiano residente no Rio (1851-1900), foi um dos primeiros no país a se dedicar quase exclusivamente à pintura marinha. Em suas telas, as diferenças entre água, ondas, céu e nuvens são realizadas por leves pinceladas.

Benedito Calixto

benedito calixto santos_OK

Outro importante pintor-historiador do litoral brasileiro (1853-1927). Natural de Itanhaém, dedicou parte de sua produção a revelar as praias do litoral paulista e o porto de Santos.

José Pancetti

5414-01g_OK

As marinhas são a face mais conhecida da obra deste marinheiro e pintor (1902-1958). Com enquadramentos inusuais e fortes contrastes de cor, retratou diversos recantos do nosso litoral, como Arraial do Cabo e Cabo Frio.

Vincenzo Cencin

vincenzo cencin-brasileiro1_OK

Italiano radicado no Brasil (1925-2010), dedicou 52 de seus 85 anos a descobrir personagens e pintar paisagens marinhas do país. De suas telas brotam pescadores, ondas, barcos, gaivotas…

Francisco Calixto de Jesus

Francisco Calixto Praia dos Camaroeiros – Caraguatatuba-SP_O

Bisneto de Benedito Calixto, herdou do bisavô o talento para retratar a paisagem da nossa costa, especialmente no litoral Norte de São Paulo. Há duas décadas, dedica-se exclusivamente às marinhas.

Marcus Penido

Marcus Penido.00_OK

Velejador e artista plástico, perpetua as duas paixões em belas obras que têm o iatismo e o Rio de Janeiro como temas. Entre uma tela e outra, participa de regatas.

Alcides Pereira dos Santos

AG_obra_sw17DRaiTV24_OK

Nascido na Bahia e criado no Mato Grosso, Alcides (1932-2007), como assinava seus quadros, navegava em diversos temas, entre eles os barcos, que explorou em sua última fase.

Pierre Rousselet

Pierre COMPLETO.  2_OK

Neto de imigrantes franceses, nascido em Porto Alegre, há mais de 60 anos dedica-se à arte de acrílico sobre telas, retratando prioritariamente lanchas e veleiros.

Cláudia Simões

Claudio Simoes Exposicao Portugal em 3 arquivos de resolucao

Uma vocação inabalável fez essa artista e velejadora abandonar a carreira como física quântica e se lançar no mundo das aquarelas, já aos 40 anos de idade. Seu tema central? O mar e os barcos, claro!

Maria Goretti

Foto_88_img_01_OK

Natural de Angra dos Reis, ela tem longa intimidade com a paisagem marítima. Começou pintando pescadores, mudou para regatas, mas jamais abandonou as águas.

Foto: Arquivo NÁUTICA

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Mestra vai com lançamento e mais duas lanchas ao Rio Boat Show 2024

    Nova embarcação de 21 pés do estaleiro fará estreia no Rio; evento vai de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2023

    Com público de 33 mil pessoas e mais de 200 barcos vendidos, evento foi descrito como um dos mais espetaculares salões náuticos do Brasil

    NÁUTICA Talks: Walter Garcia conta como a vela o aproximou da proteção da Amazônia

    Empresário no segmento náutico e jornalista por formação, Walter levará experiência de quase 30 anos ao Rio Boat Show 2024

    Jets, quadriciclos e UTVs serão apresentados pela Quadricenter no Rio Boat Show 2024

    Mais de 10 produtos serão expostos no estande da marca de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Marinha do Brasil leva simulador de navegação interativo ao Rio Boat Show 2024

    Além de experimentar a sensação de comandar um barco, visitantes do evento náutico poderão entender a fundo o papel da instituição nacional e receber dicas de segurança