Pintores do mar

0
8812

Inspiração para um estilo de vida e para as artes. Assim como a música transformou o mar e a navegação em canções, alguns pintores também se deixaram levar pelas belas paisagens marinhas e as retrataram em pinturas. NÁUTICA selecionou dez deles para você. Confira:

Castagneto

Giovanni_Battista_Castagneto_-_Afternoon_in_Toulon_-_Google_

Italiano residente no Rio (1851-1900), foi um dos primeiros no país a se dedicar quase exclusivamente à pintura marinha. Em suas telas, as diferenças entre água, ondas, céu e nuvens são realizadas por leves pinceladas.

Benedito Calixto

benedito calixto santos_OK

Outro importante pintor-historiador do litoral brasileiro (1853-1927). Natural de Itanhaém, dedicou parte de sua produção a revelar as praias do litoral paulista e o porto de Santos.

José Pancetti

5414-01g_OK

As marinhas são a face mais conhecida da obra deste marinheiro e pintor (1902-1958). Com enquadramentos inusuais e fortes contrastes de cor, retratou diversos recantos do nosso litoral, como Arraial do Cabo e Cabo Frio.

Vincenzo Cencin

vincenzo cencin-brasileiro1_OK

Italiano radicado no Brasil (1925-2010), dedicou 52 de seus 85 anos a descobrir personagens e pintar paisagens marinhas do país. De suas telas brotam pescadores, ondas, barcos, gaivotas…

Francisco Calixto de Jesus

Francisco Calixto Praia dos Camaroeiros – Caraguatatuba-SP_O

Bisneto de Benedito Calixto, herdou do bisavô o talento para retratar a paisagem da nossa costa, especialmente no litoral Norte de São Paulo. Há duas décadas, dedica-se exclusivamente às marinhas.

Marcus Penido

Marcus Penido.00_OK

Velejador e artista plástico, perpetua as duas paixões em belas obras que têm o iatismo e o Rio de Janeiro como temas. Entre uma tela e outra, participa de regatas.

Alcides Pereira dos Santos

AG_obra_sw17DRaiTV24_OK

Nascido na Bahia e criado no Mato Grosso, Alcides (1932-2007), como assinava seus quadros, navegava em diversos temas, entre eles os barcos, que explorou em sua última fase.

Pierre Rousselet

Pierre COMPLETO.  2_OK

Neto de imigrantes franceses, nascido em Porto Alegre, há mais de 60 anos dedica-se à arte de acrílico sobre telas, retratando prioritariamente lanchas e veleiros.

Cláudia Simões

Claudio Simoes Exposicao Portugal em 3 arquivos de resolucao

Uma vocação inabalável fez essa artista e velejadora abandonar a carreira como física quântica e se lançar no mundo das aquarelas, já aos 40 anos de idade. Seu tema central? O mar e os barcos, claro!

Maria Goretti

Foto_88_img_01_OK

Natural de Angra dos Reis, ela tem longa intimidade com a paisagem marítima. Começou pintando pescadores, mudou para regatas, mas jamais abandonou as águas.

Foto: Arquivo NÁUTICA

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br