Arquiteto naval inglês apresenta novo projeto de veleiro de 60 pés sustentável

Por: Redação -
14/01/2020

O arquiteto naval e designer de iates Philippe Briand, com escritório no Reino Unido, apresentou seu novo conceito de superiate à vela, o SY200. Totalmente auto-suficiente em termos de requisitos de energia, a embarcação de 60 m (200 pés) poderá aproveitar a potência equivalente a 2 000 kW em suas velas em condições ideais de vento. O SY200 capturaria parte dessa energia cinética através do movimento de turbinas subaquáticas enquanto navega.

“Queremos trabalhar ao lado dos proprietários para criar a máquina de energia renovável perfeita, usando apenas energia eólica, água e solar para dirigir o iate e proporcionar uma experiência excepcional”, disse Briand.

O SY200 foi projetado para atingir uma velocidade máxima de mais de 20kt em condições ideais, e a eficiência hidrodinâmica do iate significa que mais energia pode ser aproveitada pelas turbinas subaquáticas para carregar as baterias a bordo. Teoricamente, se 50% da energia for capturada pelas turbinas, ela forneceria energia equivalente a de um gerador de 500kW, mantendo uma velocidade em torno de 15kt.

Briand escolheu um veleiro para complementar o casco contemporâneo com sua proa levemente invertida. Com seu mastro de proa se elevando a 83,5 m acima da linha de flutuação, a área de vela a favor do vento do SY200 é de 2 000 m², enquanto a área de vela a favor do vento é de mais de 3 000 m².

LEIA TAMBÉM

Briand diz que sua motivação para projetar o SY200 foi criar um iate zero emissões ao viajar de porto em porto. A energia armazenada no banco de baterias de 20 toneladas a bordo permitiria que o iate fosse alimentado silenciosamente enquanto ancorado.

O SY200 também oferece um estilo de vida sofisticado a bordo. Com o convés principal em um nível, 80% do comprimento do iate é protegido por um teto de vidro e capota rígida. A clarabóia sobre esta área oferece uma visão desobstruída para frente e para cima da vela e da plataforma acima.

O interior possui quatro camarotes de hóspedes e uma suíte de proprietário com acesso direto e privado ao mar. Os conceitos iniciais da decoração do iate baseiam-se na aplicação de matérias-primas puras e serão concluídos pelo designer de interiores do proprietário.

O SY200 foi projetado para ter menos de 500 GT, o que minimiza seu peso e custo de manutenção.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Jets, quadriciclos e UTVs serão apresentados pela Quadricenter no Rio Boat Show 2024

    Mais de 10 produtos serão expostos no estande da marca de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Marinha do Brasil leva simulador de navegação interativo ao Rio Boat Show 2024

    Além de experimentar a sensação de comandar um barco, visitantes do evento náutico poderão entender a fundo o papel da instituição nacional e receber dicas de segurança

    BR Marinas apresenta serviço de hospedagem de barcos no Rio Boat Show 2024

    Administradora da Marina da Glória, palco de mais uma edição do charmoso evento náutico, terá estande no Espaço dos Desejos

    Pisos personalizáveis e tapete flutuante da Growdeck estarão no Rio Boat Show 2024

    Defensas e porta-celular também fazem parte da lista de dez produtos exibidos pela marca durante o evento náutico

    CL Barcos levará veleiro da francesa Dufour ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação de 41 pés representa a primeira do tipo no Brasil e poderá ser vista de perto de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória