Petrobras lança licitação para embarcação de apoio a mergulho raso

Por: Redação -
04/02/2019

A Petrobras lançou uma nova licitação para o afretamento de uma embarcação de apoio a mergulho raso para auxiliar nas operações no estado do Espírito Santo, marcando um recomeço da atividade de contratação de navios de abastecimento após um longo hiato. A Petrobras marcou 8 de fevereiro para receber propostas comerciais para um SDSV de bandeira brasileira que pode suportar operações em até 50 metros de água e está equipado com capacidade de operação remota para trabalhar em profundidade de 3 mil metros.

Diferentemente de licitações anteriores, a Petrobras está oferecendo um contrato mais curto para um período de apenas seis meses, renovável para o mesmo período, com operações iniciadas ainda este ano. O SDSV será contratado pela divisão UO-ES da Petrobrás e poderá ser utilizado no complexo Parque das Baleias, bem como nos campos do Roncador, Albacora e Albacora Leste, na Bacia de Campos, e no campo de Golfinho, na Bacia do Espírito Santo.

LEIA TAMBÉM
>>Azimut 56 Galley Up será exibida pela primeira vez no Rio Boat Show
>>Ouro, prata e bronze: Brasil fecha ótima campanha na Copa do Mundo de Miami
>>Rally marítimo de resistência agita litoral baiano

Empresas como a DOF Subsea, a Solstad Offshore, a Bram Offshore, a CBO, a Wilson Santos, a Asso Marítima, a OceanPact, a Belov Engenharia, a Oceanica e a Sistac Sistemas devem participar da licitação para fornecer o SDSV. O vencedor da licitação terá de fornecer o SDSV, mas pode nomear uma empresa diferente para realizar operações de mergulho raso. Se um consórcio for formado, as regras de licitação estipulam que no máximo três empresas podem participar de cada aliança. O contrato de trabalho abrange a inspeção de risers rígidos e flexíveis, cabos umbilicais e elétricos, plataformas de produção e potenciais reparos de tubulações e estruturas submarinas.

Atualmente, a Petrobras possui sete SDSVs de bandeira brasileira em operação. Os navios Oceanicasub V, Cidade Ouro Preto, Geo Casco 631, Sistac Vitória, Pardela, Mandriao e Siem Piata estão em longo prazo com contratos que expiram de fevereiro de 2019 a novembro de 2021. Outra fonte sugeriu que a nova licitação visa substituir o navio Sistac Esperança, que foi recentemente liberado pela Petrobras após o término de seu contrato. O concurso SDSV é a primeira competição para embarcações de apoio offshore a serem lançadas pela Petrobras no Brasil em mais de seis meses.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    No NÁUTICA Talks, ex-piloto de avião Renato Oliveira vai contar como foi dar volta ao mundo em veleiro

    Renato levará experiência que levou 3 anos à série de palestras que acontecem durante o Rio Boat Show 2024

    FS Yachts lança nova lancha FS 355, com duas opções de motorização

    Lançamento do estaleiro catarinense vai ganhar as águas já na primeira semana de abril

    Entenda por que a duna de Jericoacoara está prestes a ser engolida pelo mar

    Cartão-postal do Ceará pode estar com os dias contados devido à interferência humana no processo de formação da duna

    NÁUTICA Talks terá papo com casal que sai de jet em busca de ondas gigantes

    Michelle de Bouillions e Ian Cosenza contarão como é viver essa experiência ao redor do mundo durante o Rio Boat Show 2024

    Barcos submersos há 7 mil anos já traziam tecnologias utilizadas até hoje

    Encontrados no fundo de um lago na Itália, barcos já carregavam consigo soluções náuticas modernas