Pesca ilegal

Por: Redação -
22/05/2015

Barcos de pesca chineses operam ilegalmente na costa da África Ocidental, segundo denunciou o Greenpeace nesta quarta-feira (20). A organização apresentou, em Pequim ,os resultados de uma grande investigação. O número de barcos de pesca com bandeira chinesa ou pertencentes a empresas do país tem aumentado desproporcionalmente, passando de 13 em 1985 para 462 em 2013, segundo a ONG de defesa ambiental.

Em oito anos, a ONG afirma ter detectado 114 casos de pesca ilegal realizadas por esses navios nas águas da Gâmbia, Guiné, Guiné-Bissau, Mauritânia, Senegal e Serra Leoa. Estes navios operam principalmente sem autorização ou em zonas proibidas.

Sessenta destes casos estão ligados à maior empresa de pesca deslocalizada da China, a estatal China National Fisheries Corporation (CNFC), de acordo com os resultados desta pesquisa de dois anos realizada pelo Greenpeace Leste da Ásia e Greenpeace África.

“Num momento em que o governo chinês está eliminando certas práticas de pesca destrutivas de suas próprias águas, as lacunas existentes em sua política levam à implementação de padrões menos rígidos na África”, lamenta a ONG em comunicado.

Segundo o texto, os casos foram registrados pela Unidade de Coordenação de operações da Comissão Regional de pesca com base em Dakar, e pelo Greenpeace.

As ONGs explica que os casos mais recentes foram observados por seu navio “Esperanza”, que navegava nas zonas econômicas exclusivas (ZEE) do Senegal, Guiné-Bissau e Guiné entre 26 de outubro e 21 de novembro de 2014.

“Somente nas águas guineenses, o navio documentou 16 atividades de pesca ilegais por 12 navios de bandeira chinesas ou empresas que pertencem a este país, ou seja, a média de um caso de pesca chinesa ilegal a cada dois dias”.

Fonte revista Pesca Esportiva

Foto Divulgação

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    No NÁUTICA Talks, Pedro Rodrigues dá dicas de elétrica para barcos

    Velejador e eletricista náutico compartilhará conhecimentos valiosos no bate-papo realizado dentro do Rio Boat Show 2024

    Ursos-negros são flagrados passeando em pedalinho com formato de cisne; assista

    Momento curioso foi registrado em parque safari do Reino Unido, e atraiu milhões de visualizações nas redes sociais

    No NÁUTICA Talks, ex-piloto de avião Renato Oliveira vai contar como foi dar volta ao mundo em veleiro

    Renato levará experiência que levou 3 anos à série de palestras que acontecem durante o Rio Boat Show 2024

    FS Yachts lança nova lancha FS 355, com duas opções de motorização

    Lançamento do estaleiro catarinense vai ganhar as águas já na primeira semana de abril

    Entenda por que a duna de Jericoacoara está prestes a ser engolida pelo mar

    Cartão-postal do Ceará pode estar com os dias contados devido à interferência humana no processo de formação da duna