O trimarã pernambucano Patoruzú é bicampeão da Recife-Noronha

14/10/2019

Favorito para conquistar a Fita Azul na Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha — a Refeno, que este ano chegou à sua 31ª edição —, o trimarã pernambucano Patoruzú não decepcionou a torcida local. Em uma perfeita combinação de resistência e velocidade, o barco comandado por Higínio Luís Marinsalta (empresário argentino residente no Recife há mais de três décadas e apaixonado pelo mar) cruzou a linha de chegada na praia do Boldró, em Noronha, com o tempo de 27h45min35seg, sagrando-se bicampeão da maior regata oceânica disputada em águas brasileiras – além disso, chegou em segundo lugar por duas vezes, em 2015 e 2017, perdendo nas duas oportunidades para o gaúcho Camiranga, ausente nesta edição da Refeno.

A chegada, pelo leste da Ponta da Sapata, foi cronometrada às 18h15min35 (horário local), coincidindo com o inesquecível pôr do sol da na ilha mais bonita do Brasil.
O segundo a concluir o percurso de cerca de 300 milhas foi o histórico Atrevida (um Herreshoff Schooner de 29 metros de comprimento), comandado por Alexandre Ferrari, que cravou 29h52min32seg.

Fotos: Everest Imagens

Ao todo, 752 tripulantes, a bordo de 95 embarcações, participaram da prova, que nasceu para ser grande e cumpre o seu papel. A expectativa é que a maioria deles conclua a regata nesta segunda-feira, dia 14.

Organizada pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco, a Refeno foi criada em 1986. O recorde da competição é do veleiro Adrenalina Pura, da Bahia, com a incrível marca de 14h34min54, registrada em 2007.

Chegada da 31ª Refeno

1º – Patoruzú – 27h45min35
2º – Atrevida – 29h52min32
3º – Sagma – 30h06min02
4 – Algo + – 31h18min22
5 – Boto V – 32h22min17

Horário de Brasília

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira um compilado com os mais de 60 barcos que estarão nas águas do Rio Boat Show 2024

    Iate, veleiros, catamarãs, lanchas e botes estarão atracados na Baía de Guanabara, de 28 de abril a 5 de maio

    Porsche exibe carros esportivos de luxo no Rio Boat Show 2024, incluindo sedã híbrido

    Com dois modelos, especialista em carros de luxo terá estande no famoso Espaço dos Desejos

    NÁUTICA Talks: em clima de Olimpíadas, CBVela explica sucesso do Brasil na vela

    Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela, e Luiz Guilherme, head de marketing da confederação, falarão sobre o tema no Rio Boat Show

    No NÁUTICA Talks, Guilherme Guimarães conta porque ilha no Caribe tornou-se o paraíso dos brasileiros

    Recifense que mora no local há mais de 20 anos vai contar tudo que quem pretende ir à ilha precisa saber; palestra acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    No NÁUTICA Talks, Yuri Benites descortina turismo náutico no Lago de Itaipu

    Diretor de Turismo na Fundação PTI integra agenda de palestras durante o Rio Boat Show 2024