Músico improvisa palco flutuante e planeja turnê aquática pela Europa

0
884
O músico de Dawson City a bordo de seu palco flutuante, chamado de "The Wooden Pearl", "A pérola de madeira" - Imagem: Reprodução/CBC News

Holger Haustein é um músico nascido na Alemanha que vive há 22 anos em Dawson City, cidade no território de Yukon, no Canadá, bem ao lado do Alasca. Quando atracou na cidade ele não tinha tantas ambições, apenas uma “sede de aventura e vontade de tentar algo diferente”.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Desde então, muito aconteceu. Ele se casou, teve dois filhos, e vive com a família em uma casa de madeira ao lado oeste do rio Yukon. Novos ares, novo nome: Haustein mudou o seu para Driftwood Holly e lançou uma carreira musical que o viu tocar em todo leito do Yukon.

A bordo de uma palco de madeira, construído por ele mesmo, se apresenta nas vilas geladas do norte do Canadá. Essa incrível jornada cultural teve nada menos que 500 km navegados. Saindo de Dawson City, ele foi em direção ao sul, até o Lago Laberge. Desse modo, ele teve uma ideia: construir outro barco na sua Alemanha natal e navegar pelo rio Elba, dando concertos ao longo do caminho.

“Acontece que é bem possível. Esses rios não são tão perigosos como os nossos rios aqui (em Yukon), não há troncos ou corredeiras. É bem organizado, há muitos sinais. E com a tecnologia que temos hoje, podemos colocar tudo no barco, sendo autossuficiente e fazendo shows”, disse ao site CBC News.

Projeto de novo placo para realizar os shows no velho continente – Imagem: Reprodução/CBC News

Segundo Holly, muitos na Europa acompanham seu trabalho e expressaram interesse em apoiar esse último empreendimento. “Estou conseguindo deixar pessoas animadas em um momento desolador. Não consigo pensar em outra coisa. Agora é trabalhar e fazer acontecer”.

Leia mais:

>> Sem saber velejar e distante do mar, mineiro realiza sonho de construir o próprio veleiro

>> Cooperativa tenta reviver a tradição de construir barcos de madeira na Nova Escócia, no Canadá

>> Sem passeio de gôndola: canais de Veneza secam devido à falta de chuvas e maré baixa

Driftwood Holly entretém remadores durante um concerto no rio Yukon em Dawson City – Imagem: Reprodução/CBC News

Entretanto, ele sabe que não será como construir uma jangada no Yukon, onde os materiais são facilmente encontrados ao longo do rio.

“Isso será um problema, não há madeira flutuante nos rios da Alemanha porque eles são muito limpos”, disse ele. “Teremos que entrar na floresta e tirar um monte de madeira de lá, mas teremos muita ajuda”, completa.

Sendo assim, Driftwood Holly planeja ir à Alemanha no segundo semestre desse ano, ao final do verão europeu. Assim que chegar, pretende começar a trabalhar no barco com o objetivo de lançar a embarcação, e a turnê, no entre setembro e outubro de 2021.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Tethys Yachts