Este “caixotinho” é um veleiro Optimist. A diferença está na construção de madeira, como antigamente

0
394

Com o casco em formato retangular e uma proa plana, o que impede velocidades elevadas, o Optimist é a tradicional porta de entrada para as competições à vela, na qual as crianças podem começar a partir dos 7 anos e seguem até os 15 anos. Seu nome (que significa otimista em português) se deve ao uso do barquinho em reabilitação de crianças por um instituto de Clearwater, na Flórida, onde foi criado em 1947. No início, não era mais que caixote com vela improvisada, com que a garotada disputava suas regatas.

Em 1948, ganhou a forma que tem hoje, com 2,34 metros de comprimento. No Brasil, os “caixotinhos”, muito seguro, bastante estável e barato, chegaram no início dos anos 1970. Aqui, passaram a ser construídos artesanalmente pelo gaúcho Roque Moraes, um mestre da marceneira naval que trabalhava para o Clube Veleiros do Sul, e por seus discípulos. Com o tempo, a madeira deu lugar à fibra de vidro. Tinham casco de compensado de cedro naval (de cinco lâminas) e estrutura de madeira maciça (cedro ou freijó). Remanescente da era dourada, este aqui é uma obra-prima da marcenaria naval, uma arte quase em extinção.

A 4ª edição da mostra “Tesouros Náuticos” é uma das atrações do São Paulo Boat Show 2019, que acontecerá de 19 a 24 de setembro, no São Paulo Expo. O evento reunirá cerca de 20 barcos que resgatarão todo o charme e elegância de lendários modelos das décadas de 1950, 1960 e 1970 de estilo esportivo. Em uma viagem nostálgica, os visitantes do salão náutico paulista terão a oportunidade de contemplar lanchas e veleiros que marcaram a história náutica do país. Um encontro perfeito para quem adora o jeito de navegar de antigamente.

O São Paulo Boat Show 2019 reúne os mais recentes lançamentos e destaques do setor em um só lugar. Como já é tradição, o Espaço dos Desejos traz os lançamentos dos produtos mais cobiçados do mercado de luxo, de relógio a helicóptero.

No pavilhão Destinos Náuticos, os visitantes poderão conhecer lugares paradisíacos e participar de um bate papo com velejadores sobre suas viagens incríveis. Por mais um ano, o PADI Dive Festival acontecerá simultaneamente ao São Paulo Boat Show, apresentando produtos, serviços, palestras e atrações voltadas para o mergulho. O São Paulo Boat Show traz, ainda, a mostra Tesouros Náuticos, com cerca de 20 barcos clássicos, entre lanchas e veleiros, para o público conhecer e se encantar.

São Paulo Boat Show 2019
Data: De 19 a 24 de setembro
Local: São Paulo Expo
Horários: 19/9, das 15h às 22h
Dias de semana, das 13h às 22h
Fim de semana, das 12h às 22h
24/9, das 13h às 21h

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização (redacao@nautica.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.