Campeonato Sul-Brasileiro e Norte-Nordeste de Optimist aconteceram neste fim de semana

Por: Redação -
03/11/2020

Siga nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.

Os velejadores do Veleiros da Ilha fizeram a festa competindo em casa. Fernando Menezes, Clara Meyer Mateus Cardoso e Lara Candemil  foram os campeões do 42º Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist, encerrado nesta segunda-feira (2), em Jurerê.

Em seu último campeonato na classe Optimist, Fernando Menezes teve um final de semana bastante consistente, vencendo duas das sete regatas e conquistando ainda dois segundos lugares. Com 14 pontos perdidos, o atleta catarinense comemorou mais um belo resultado em sua trajetória na classe. Em 2019, Fernando foi quarto colocado no campeonato europeu e neste ano se classificou para o Mundial (que não foi realizado). Essa foi a última competição do atleta na categoria Optimist.

“Foi muito legal ter terminando minha trajetória no Optimist com vitória, ainda mais aqui em Jurerê, no Veleiros da Ilha. Estou muito contente por mim e pelo meu irmão, que foi vice-campeão. Estou preparado para encarar as classes de Vela Jovem”, disse Fernando Menezes.

O segundo lugar na classificação geral também ficou com um velejador do Iate Clube de Santa Catarina. Vice-campeão sul-americano, terceiro colocado no campeonato asiático e integrante da equipe brasileira no Campeonato Mundial, Guilherme Menezes também fechou um ciclo repleto de bons resultados na classe com o vice-campeonato no Sul-Brasileiro. Atual campeão brasileiro, Lucas Freitas (ICRJ – RJ) ficou na terceira posição, seguido por Pedro Rosa (Jangadeiros – RS) e Clara Meyer Cardoso Mateus (ICSC – SC).

Sexta colocada na classificação geral, Clara Meyer Cardoso Mateus comemorou o título na categoria Feminino. Ela que representou o Veleiros da Ilha em diversas competições internacionais ao longo dos últimos anos, também encerrou seu ciclo na classe Optimist e agora ingressa na Vela Jovem. Com 46PP, a catarinense terminou na primeira posição, com Cristina Iglesias (YCSA – SP), em segundo lugar, e  Joana Freitas (ICRJ – RJ)  na terceira posição.

“Foi uma despedida excelente do Optimist. Consegui velejar muito bem na minha última regata e estou muito feliz com o título. Agora é começar a me preparar para a Vela Jovem”, disse Clara.

Ainda pela categoria Feminino, o Iate Clube de Santa Catarina contou com a ótima participação de Lívia Nogueira, sexta colocada, e que também encerrou sua trajetória no Optimist e agora vai traçar novos caminhos na Vela Jovem.

Flotilha do ICSC tem grande destaque no 42º Campeonato Sul-Brasileiro:

Além dos títulos de Fernando e Clara e do vice-campeonato de Guilherme, a flotilha do ICSC teve muito para comemorar. Muito próximo do top-10, Davi Neves concluiu o Sul-Brasileiro em 11º fazendo bonito em sua estreia como Veterano na competição. Vale ressaltar que Davi conquistou o bicampeonato (2018 e 2019) do evento como Estreante. João Marcelo Carlin também fez um ótimo campeonato e terminou a competição na 12ª posição geral. Completando a flotilha de Veteranos do Veleiros da Ilha, Lucca Carbone foi o 31º e Heitor Rangel o 35º.

Lara Candemil é campeã geral no Estreante:

Pelo terceiro ano consecutivo o Veleiros da Ilha celebrou o título geral entre os Estreantes. Repetindo o feito de Davi Neves (2018 e 2019), Lara Candemil foi a campeã em 2020, assumindo a liderança na reta final da competição. Em uma disputa acirrada com João Pedro Prandini (RGYC – RS), a jovem atleta do Veleiros da Ilha confirmou o título nas duas últimas regatas da competição.

O Iate Clube de Santa Catarina comemorou aunda com Sofia Moreira, segunda colocada no Feminino e terceira no geral,, e Luiza Meyer Cardoso Mateus, em terceiro, fechando o pódio com três atletas do Iate Clube de Santa Catarina.

Confira a lista de campeões:

Veteranos – Geral: Fernando Menezes (ICSC – SC)

Veteranos – Masculino: Fernando Menezes (ICSC – SC)

Veteranos – Feminino: Clara Meyer Cardoso Mateus (ICSC – SC)

Veteranos – Juvenil Masculino: Fernando Menezes (ICSC – SC)

Veteranos – Juvenil Feminino: Clara Meyer Cardoso Mateus (ICSC – SC)

Veteranos – Infantil Masculino: Lucas Freita (ICRJ – RJ)

Veteranos – Infantil Feminino: Cristina Iglesias  (YCSA – SP)

Veteranos – Mirim Masculino: Davi Neves (ICSC – SC)

Estreantes – Geral: Lara Candemil (ICSC – SC)

Estreantes – Masculino: João Pedro Prandini (RGYC – RS)

Estreantes – Feminino: Lara Candemil (ICSC – SC)

Estreantes – Juvenil Masculino: Lucas Althaus (CDJ – RS)

Estreantes – Infantil Masculino: João Pedro Prandini (RGYC – RS)

Estreantes – Infantil Feminino: Luiza Meyer Cardoso Mateus (ICSC – SC)

Estreantes – Mirim Masculino: João Vitor Rocha de Barros (CDJ – RS)

Estreantes – Mirim Feminino: Lara Candemil (ICSC – SC)

Maria Farinha, em Pernambuco, foi palco para o Norte-Nordeste de Optimist:

Com mais de 50 embarcações de Pernambuco, Bahia, Paraíba, Distrito Federal e São Paulo começou, oficialmente, na tarde da última sexta-feira, 30 de outubro, na raia da praia de Maria Farinha, litoral norte de Pernambuco, o 48º Campeonato Norte/Nordeste de Optimist. E, logo de cara, três excelentes regatas que exigiram muita técnica dos velejadores diante da intensa variação do vento e da correnteza.

Com todos esses elementos reunidos, já é possível afirmar que o Campeonato de Optimist terá um grau de dificuldade muito alto. Melhor para quem manteve a média. O Cabanga brilhou na competição, levando a melhor no título regional masculino (Júlio César Avellar), feminino (Valentina Roma) e estreante (Bárbara Dubeux). O título geral da competição ficou com Henrique Diniz, do Yacht Clube de Santo Amaro/SP, que levou um troféu confeccionado pelo artista plástico Alex Monte.

No feminino e no infantil feminino também deu Cabanga no lugar mais alto do pódio com Valentina Guimarães com 49 PPs. A atleta pernambucana ficou na frente da disputa da categoria desde o início da competição.

Nos estreantes, a ponta da classificação também é dominada pelo Cabanga. Bárbara Dubeux é a primeira colocada com 15 PPs após seis regatas. Logo atrás está Guilherme Costa, do Yacht Club da Bahia, com 17 PPs. Maria Júlia, do YCB, é a terceira colocada.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NÁUTICA Talks: Tatiana Ribeiro palestra sobre biodiversidade desconhecida das Ilhas Cagarras

    Bióloga e mestre em ecologia está confirmada em bate-papo dentro do Rio Boat Show 2024

    K&L Flex leva colchão focado em aplicações náuticas ao Rio Boat Show 2024

    Expositor confirmado no salão carioca apresentará cinco produtos ao público

    Recordista Diego Santiago ensina técnicas de pesca submarina no NÁUTICA Talks

    Campeão brasileiro e recordista mundial estará presente no ciclo de palestras durante o Rio Boat Show 2024

    NÁUTICA Talks terá papo sobre a história dos jets com Renan Macedo

    Fundador da Usina do Jet ainda falará sobre o avanço das corridas e expedições a bordo da embarcação; palestra acontece durante o Rio Boat Show 2024

    Danimar leva scooter aquática e modelos off road ao Rio Boat Show 2024

    Concessionária oficial de marcas como Segway, empresa também apresentará UTV e quadriciclo ao público do evento náutico