Operação Verão da Marinha visa combater a poluição causada pelo óleo

0
863

A Marinha do Brasil deu início à Operação Verão 2019/2020 – Mares Seguros e Limpos em todo o litoral de São Paulo no dia 20 de dezembro. O objetivo é intensificar as ações de conscientização e fiscalização do tráfego aquaviário nas áreas de maior concentração de embarcações e banhistas, cujo movimento cresce com as férias e feriados prolongados.

A Operação Verão conta com mais de 5 mil militares e servidores civis que atuam nas Capitanias, Delegacias e Agências da Marinha do Brasil. O Capitão de Mar e Guerra, Daniel Américo Rosa Menezes, disse em entrevista que a Operação Verão deste ano terá ainda mais reforços que a de 2018/2019.

“Nós recebemos mais embarcações, inclusive os dois novos navios patrulha do Grupamento de Patrulha Naval que estarão nos apoiando nas atividades, principalmente fazendo inspeções nas áreas afastadas como as ilhas e a na laje de Santos. Em alguns momentos, contaremos também com um apoio de uma aeronave que trabalhará em conjunto com o navio em prol dessa operação também.”

LEIA TAMBÉM

Em decorrência do recente episódio das manchas de óleo no litoral brasileiro, a Operação Verão deste ano terá como foco o combate à poluição, por isso será dado enfoque ao tema “Mares Seguros e Limpos”.

Além de todo o empenho no combate à poluição causada pelo óleo, a Marinha intensifica seu trabalho nas atividades ligadas à salvaguarda da vida humana no mar e na segurança da navegação para minimizar os riscos de acidentes com embarcações durante o verão.

As ações de fiscalização envolvem os seguintes aspectos: habilitação dos condutores, documentação da embarcação, material de salvatagem (coletes e boias), extintores de incêndio, luzes de navegação, a lotação e o estado da embarcação. Além disso, serão utilizados etilômetros, tendo em vista que é proibido o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores. Ademais, haverá ações de monitoramento e controle de poluição hídrica nas áreas e nas embarcações fiscalizadas.

Confira as 15 recomendações para a segurança da navegação:

1) Esteja atento e vigilante durante a navegação.
2) Navegue a mais de 200 metros de distância da praia, respeite os banhistas.
3) Tenha em mãos a sua habilitação e os documentos obrigatórios.
4) Conduza sua embarcação com velocidade segura.
5) Faça manutenção preventiva na sua embarcação.
6) Não consuma bebidas alcoólicas quando for conduzir sua embarcação.
7) Conheça bem todos os lugares por onde a embarcação irá navegar.
8) Conheça a previsão do tempo antes de sair e fique atento às possíveis mudanças.
9) Previna incêndios em sua embarcação.
10) Respeite o limite de pessoas a bordo e garanta a estabilidade da embarcação.
11) Informe seu plano de navegação e a lista das pessoas a bordo ao seu iate clube. Leve sempre um equipamento de comunicação.
12) Calcule o consumo de combustível para ir e voltar.
13) Quando ancorado, não acione motores ou movimente a embarcação se tiver alguém por perto na água.
14)
 Tenha coletes salva-vidas para todos a bordo.
15) Não polua mares, rios e lagoas.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização (redacao@nautica.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Schaefer770