Operação Verão 2020 já tem recorde de abordagens no oeste do Paraná

0
233

O Comando do 8º Distrito Naval (Com8DN), por intermédio da Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP), está intensificando a inspeção de embarcações nas águas do oeste do Paraná. A Operação Verão 2019/2020, Mares Seguros e Limpos já possui números que superam o mesmo período da edição anterior, que por sua vez já era a maior até então.

Os números deram saltos significativos em relação a última edição: de 336 embarcações abordadas no primeiro mês na edição 2018-2019, a CFRP já contabiliza 783 no mesmo período da atual edição, evidenciando a intensificação da fiscalização em prol da segurança nas águas da região. Até o momento, a Marinha realizou inspeção naval em 59 municípios distribuídos por 5 polos da jurisdição da CFRP. Entre os principais pontos, destacam-se os rios Paraná, Iguaçu, Piquiri e Ivaí, somando uma distância total de 600 quilômetros cobertos por militares da Marinha treinados para abordar embarcações e orientar a população através de palestras educativas e informações importantes para a segurança de todos. Etilômetros são utilizados na fiscalização já que o consumo de bebidas alcoólicas pelo condutor é proibido.

LEIA TAMBÉM

Não apenas embarcações de recreio são inspecionadas, mas também balsas de transporte de passageiros e rebocadores. Na jurisdição da CFRP existem 40 pontos de travessia ligando municípios separados por rios e a CFRP está alerta nos que estão em funcionamento, exigindo cumprimento de quesitos das Normas da Autoridade Marítima e documentação em dia a fim de evitar riscos à segurança durante a travessia. Os seguintes aspectos são levados em consideração no momento da fiscalização: habilitação dos condutores, documentação da embarcação, material de salvatagem (coletes e boias), extintores de incêndio, luzes de navegação, estado da embarcação e lotação.
A Operação Verão 2019-2020 ocorrerá até o dia 18 de março. O período de férias ocasiona um aumento de fluxo considerável de transporte de passageiros e de turismo náutico, portanto é importante seguir as recomendações de segurança.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização (redacao@nautica.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.