Operação Verão 2019 chega ao fim no Distrito Federal e Goiás

Por: Redação -
21/08/2019
A Capitania Fluvial de Brasília (CFB) realizou, no período de 14 de junho a 15 de agosto, as atividades referentes à “Operação Verão” 2019. Durante o período, foram intensificadas as fiscalizações no Lago Paranoá, em Brasília-DF, onde o tráfego de embarcações de esporte e/ou recreio e de turismo náutico é comumente intenso nos finais de semana e feriados, bem como foram realizadas inspeções navais nos municípios do estado de Goiás. Nesse período de férias escolares do meio do ano, que coincide com a época sem chuvas, há um expressivo aumento do tráfego de embarcações e de banhistas.
Entre as localidades do estado de Goiás em que as equipes da Capitania Fluvial de Brasília se fizeram presentes, merecem destaque os municípios do oeste goiano que margeiam o rio Araguaia e que recebem um elevado número de turistas no período da seca, quando são formadas praias ao longo do rio, tais como os distantes municípios de Aragarças, Aruanã e São Miguel do Araguaia; bem como o turístico município de Caldas Novas no sudeste goiano, onde há grande atividade náutica na represa de Corumbá.
No período da “Operação Verão” 2019, foram realizadas 1 097 abordagens de embarcações que resultaram em 84 notificações e 22 apreensões. Durante as ações, foram empregados os aparelhos de aferição do teor de alcoolemia dos condutores (conhecidos como etilômetros ou bafômetros) e as infrações mais observadas disseram respeito à indisponibilidade da Carteira de Habilitação de Amador (CHA) e do Título de Inscrição de Embarcação (TIE), no momento da abordagem.
Apesar de estar localizada na capital federal, a cerca de 1 200 quilômetros do litoral brasileiro, a Capitania Fluvial de Brasília possui a 4ª maior frota de embarcações inscritas dentre todas as Capitanias, Delegacias e Agências da Marinha do Brasil espalhadas pelo País, que conta hoje com uma frota superior a 52 800 embarcações inscritas.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

 

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Mestra vai com lançamento e mais duas lanchas ao Rio Boat Show 2024

    Nova embarcação de 21 pés do estaleiro fará estreia no Rio; evento vai de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2023

    Com público de 33 mil pessoas e mais de 200 barcos vendidos, evento foi descrito como um dos mais espetaculares salões náuticos do Brasil

    NÁUTICA Talks: Walter Garcia conta como a vela o aproximou da proteção da Amazônia

    Empresário no segmento náutico e jornalista por formação, Walter levará experiência de quase 30 anos ao Rio Boat Show 2024

    Jets, quadriciclos e UTVs serão apresentados pela Quadricenter no Rio Boat Show 2024

    Mais de 10 produtos serão expostos no estande da marca de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Marinha do Brasil leva simulador de navegação interativo ao Rio Boat Show 2024

    Além de experimentar a sensação de comandar um barco, visitantes do evento náutico poderão entender a fundo o papel da instituição nacional e receber dicas de segurança