Omã sediará 50º Campeonato Mundial de Vela Juvenil ainda este ano

0
182

A Oman Sail e a World Sailing anunciaram que a 50ª edição do Campeonato Mundial de Vela Juvenil será realizada no grande hotel Mussanah Sports City, no país da Península Árabe, de 11 a 18 de dezembro de 2021.

A World Sailing recebeu duas propostas para sediar o Mundial Juvenil de 2021, com Omã selecionado à frente de Valletta, em Malta. A análise ficou sob a responsabilidade de um painel de avaliação até chegar à aprovação final, dada pelo Conselho de Diretores.

O Mussanah Sports City já foi palco de vários eventos olímpicos de vela, incluindo o Campeonato Mundial de Laser em 2013 e o RS: X World Championships, em 2015. Em abril deste ano, o local sediou o 2021 Mussanah Open Championship, um evento de qualificação em Tóquio 2020 para os africanos e nações asiáticas.

Mussanah Sports City
Mussanah Sports City

Ele é conhecido por suas condições de navegação de alta qualidade durante todo o ano. Durante dezembro, as temperaturas devem ficar em torno de 24 graus celsius em média, enquanto a força média do vento deve ficar em torno de 10 a 17 nós.

Comentando sobre o evento, o Dr. Khamis Al Jabri, CEO da Oman Sail, disse: “Estamos muito satisfeitos por termos sido escolhidos como país anfitrião do Campeonato Mundial Juvenil de Vela de 2021, após um processo de candidatura muito competitivo”.

Ele continua: “Omã tem um histórico comprovado de hospedagem de grandes eventos esportivos internacionais, e estamos ansiosos para receber os melhores jovens velejadores de todo o mundo para experimentar a lendária hospitalidade e as águas majestosas do Sultanato ainda este ano. Com suas excelentes instalações marítimas, Mussanah é internacionalmente reconhecida como um destino líder para eventos de vela”.

dr khamis ceo oman sail

Leia também

» Barcos de Ilhabela e Ubatuba lideram primeiro fim de semana do Circuito Ilhabela 

» 1ª etapa do XXI Circuito Ilhabela começa neste sábado no litoral norte paulista

» Brasileiros da Classe Optimist estão na Europa em busca de medalhas

Quanhai Li, presidente da World Sailing, acrescenta: “Nas últimas cinco décadas, os Campeonatos Mundiais Juvenis de Vela proporcionaram a jovens atletas de todo o mundo a oportunidade de mostrar seu talento e se testar contra os melhores adversários”.

“O Mundial da Juventude também permite que os jovens velejadores aprendam sobre a importância do esporte e da competição justa, e construam amizades duradouras com pessoas de todos os cantos do mundo. É um evento extremamente importante em nosso calendário e estou confiante de que Oman Sail fará um show fantástico”, completa o presidente.

Quanhai Li ceo-world-sailing

David Graham, CEO da World Sailing, afirma: “Os velejadores do Youth Worlds são as futuras estrelas do nosso esporte e nosso objetivo é proporcionar a eles a melhor experiência possível. Ficamos realmente impressionados com as propostas de Omã e Malta, e foi uma escolha difícil para o painel de avaliação, com ambas as instalações demonstrando experiência para sediar um campeonato memorável. As excelentes instalações e condições de navegação de Omã ajudarão a tornar este Mundial da Juventude memorável para todos os envolvidos”.

O último Campeonato Mundial de Vela Juvenil foi realizado em Gdynia, Polônia, em 2019, quando 409 velejadores de 66 nações competiram em nove eventos juvenis, incluindo as divisões masculino e feminino do 29er, 420, RS: X e Laser Radial, bem como o Misto Multihull, o Nacra 15.

Campeonato Mundial de Vela Juvenil, em Gdynia, Polônia, no ano de 2019
Campeonato Mundial de Vela Juvenil, em Gdynia, Polônia, no ano de 2019

O 2020 Youth Worlds estava programado para ser realizado em Salvador, no Brasil, em dezembro de 2020, mas o evento foi cancelado devido à pandemia de Covid-19.

De acordo com Oman Sail, o planejamento da edição deste ano do evento levou em consideração todas as precauções relevantes exigidas para todos que viajam para Omã, com mais informações sobre o evento a serem anunciadas em devido tempo.

Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.

Web Tecnologia