O transferidor de líquidos Guarany alcança cantinhos escondidos do porão e do tanque de combustível

24/10/2017

Quando alguém precisa tirar o resto do combustível do fundo do tanque, é sempre um problema: ou você vai derramar boa parte no casco durante a operação ou vai beber gasolina se usar uma mangueira para tirar o líquido via sucção.

Para resolver os dois problemas, a marca nacional Guarany (www.guaranyind.com.br) — a mesma das tradicionais bombas pulverizadoras Fritz — criou o Multi Extrator, um prático transferidor de líquidos manual que faz o serviço sem que você suje as mãos (ou a boca!). O equipamento, composto por bomba, recipiente plástico de alta resistência, duas mangueiras e algumas válvulas, funciona com qualquer tipo de líquido: água, combustíveis e até óleos.

Por meio de uma bomba, que gera vácuo (ou comprime o ar) ao ser acionada manualmente, o líquido é sugado para dentro do compartimento plástico, que armazena até seis litros — o suficiente, por exemplo, para tirar o óleo do cárter da maioria dos motores quatro tempos a gasolina. Após retirar o líquido, é possível transferi-lo para um lugar apropriado para descarte ou, se for o caso, reuso. Um prático suporte para o apoio do pé auxilia o manuseio da bomba e um botão indica se queremos sugar ou expulsar o líquido armazenado. As mangueiras (uma mais fina, de náilon, com 1 m de comprimento, e outra, com 1,60 m) são feitas de material resistente e que não dobram com facilidade, o que permite a vazão de líquidos sem interrupção.

No nosso teste, usamos o equipamento em um tanque de gasolina de uma lancha com motor de popa. O diâmetro das duas mangueiras que compõem o conjunto é pequeno, o que dificulta a retirada de gasolina e óleo diesel, mas, por outro lado, facilita a extração em lugares de difícil acesso, como o fundo do cárter dos motores. Seguindo as instruções do fabricante, realizamos 25 movimentos rápidos de sobe e desce na bomba, para criar a força de sucção, e mergulhamos a ponta da mangueira fina até a parte mais funda do tanque de combustível. Após isso, pressionamos a válvula de descarga. Lentamente, a gasolina foi sendo sugada automaticamente para dentro do recipiente. Depois, fizemos o mesmo processo de sucção, mas com a mangueira de diâmetro maior: o tempo para coleta da gasolina foi menor, comparado ao da mangueira mais estreita.

Em seguida, fizemos o inverso: transferimos a gasolina do Multi Extrator para um compartimento portátil de 25 litros. Invertemos a posição das válvulas na bomba, bombeamos as 25 vezes e acionamos a válvula de descarga. Neste caso, a operação de descarte foi bem mais rápida do que a de sucção, principalmente porque deixamos o equipamento em um nível acima do tanque de gasolina, para ajudar no processo.
Além de eficiente e indicado para todos os donos de barcos e marinas, o transferidor de líquidos nacional da Guarany chama a atenção pelo bom acabamento das peças que compõem o conjunto e pelo preço: apenas R$ 260.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Acobar elege diretoria que atuará frente à associação até 2026

    Associação elegeu nova diretoria em assembleia realizada na sede da entidade, no Rio de Janeiro, em 29 de abril

    Grupo Sailing apresenta linha 2024 do Lagoon 46 no Rio Boat Show; confira os destaques

    Catamarã a vela tem acomodações para até oito pessoas e está na Marina da Glória até o dia 5 de maio

    Veja quem passou no lounge de NÁUTICA no 3º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço exclusivo da Revista Náutica recebe grandes nomes do setor durante a 25ª edição do salão náutico

    Rio Boat Show 2024: confira a transmissão ao vivo do quarto dia

    Canal da NÁUTICA no YouTube terá cobertura todos os dias, diretamente da Marina da Glória; assista

    Barco da MCP Yachts é finalista do World Superyacht Awards, o “Oscar” do setor náutico

    Em cerimônia nos dias 3 e 4 de maio, em Veneza, o Queen Tati concorrá ao prêmio “Melhor Construção do Ano”, na categoria semideslocamento