Novo maior navio de cruzeiro do mundo é seis vezes maior que a altura da Torre de Pisa

0
7264

O mundo das construções gigantes acaba de chegar a um novo nível. O novo navio Harmony of the Seas, apresentado pela Royal Caribbean ao mundo em maio, durante uma pomposa festa na cidade inglesa de Southampton, é o maior já construído pelo homem. Suas dimensões são dignas do livro dos recordes: 361,7 metros de comprimento, 66,4 metros de largura, 2 747 cabines e capacidade para 6 780 hóspedes — maior do que a população de muitas cidades do Brasil.

O comprimento do Harmony é impressionante seis vezes maior, por exemplo, do que a altura da Torre de Pisa, na Itália, e quatro metros maior se colocado de pé ao lado da Torre Eiffel, em Paris. Já se compara com o mais famoso transatlântico de todos os tempos, o Titanic — dono do posto de maior do mundo, em 1912 —, os números do Harmony surpreendem ainda mais. Ao todo, são 18 andares — com 24 elevadores para cruzá-los —, contra apenas 10 do antigo famoso navio naufragado logo em viagem inaugural, quando também partiu, curiosamente, de Southampton.

O cartão-postal do novo navio inglês, construído em dois anos e meio na França ao custo de US$ 1 bilhão, é um ousado conjunto de toboáguas, conhecido como tempestade perfeita. Um deles tem mais de 30 metros de comprimento e cruza nada menos do que dez andares do navio. Há, ainda, um complexo aquático com 23 piscinas, hidromassagens e simuladores de surf.

Por dentro, o Harmony também encanta. Oferece o conforto de um hotel estrelado, com a animação de um resort de praia. Na prática, é como uma minicidade flutuante. Uma área batizada de Central Park, com mais de 10 mil plantas e 52 árvores — sim, há árvores inteiras dentro do navio, algumas com mais de seis metros de altura. Tem academia de ginástica completa, com bicicletas ergométricas, equipamentos de musculação e televisores.

São mais de 20 restaurantes, um deles assinado pelo famoso chef inglês Jamie Oliver, e diversos cafés, a maioria deles com visual descontraído, como o Promenade, onde um carro antigo dá um toque retrô ao local. Outros mimos a bordo são as mais de 1 200 obras de arte espalhadas pelos ambientes do navio, um teatro (que exibirá o concorrido musical Grease), e um robô que serve mais de mil drinques por dia em um dos bares do navio. E por aí vai…