Novo tipo de hélice promete revolucionar o conceito de propulsão nos barcos

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Foto: Divulgação

Apresentado durante o recente Miami Boat Show, o Sharrow Propeller MX-1 é um hélice incrível, tanto na forma (com três pás ocas e torcidas, em forma de laço) como na eficiência. Desenvolvido nos EUA pela Sharrow Marine, empresa que atua nos segmentos marítimo e aeroespacial desde 1930, a nova peça espiralada promete melhorar o casamento entre o motor e o casco, tanto na aceleração como na velocidade final, além de aumentar a economia.

A chave para essa revolução não está no número de pás, mas no formato das lâminas (em loop), que funcionam de acordo com um princípio semelhante ao das asas de aviões, evitando arestas e descontinuidades, como ocorre com os hélices convencionais, e com isso melhorando o fluxo da água.

Para provar que não é apenas promessa, a empresa decidiu fazer um teste público de seu hélice. Para isso, em vez de escalar seus próprios engenheiros, terceirizou a missão, que ficou a cargo do pessoal do site americano Boat Test, especializado, claro, em testes.

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O Sharrow Propeller MX-1 foi instalado em uma lancha Bayliner de proa aberta de 20 pés com um motor de popa Mercury de 150 hp, quatro tempos. Resultado: apresentou um desempenho muito superior em comparação a dois outros modelos equivalentes de três pás, de aço inox. Foram medidos seis itens importantes. Em todos eles, o novo hélice foi superior. Ou seja, imprimiu maior velocidade final à lancha, diminuiu sensivelmente o consumo de combustível, proporcionou maior aceleração, reduziu a vibração e o nível de ruído e, por fim, melhorou bastante a manobrabilidade, inclusive na marcha à ré.

Disponível em alumínio ou aço inox, para barcos com motores de popa ou de centro-rabeta de 100 hp a 450 hp, o MX-1 só tem um fator negativo: o preço. Nos EUA, feito apenas sob encomenda, custa entre US$ 4 500 (o modelo de alumínio) e US$ 9 000 (de aço inox), contra os, respectivamente, US$ 150 e US$ 700 dos modelos convencionais.

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