Conheça e entenda a nova tecnologia que pode mudar o rumo das regatas

0
621

Siga nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.

MarkSetBot é uma empresa estadunidense que está levando ao mercado a primeira marca de corrida robótica que pode ser controlada por um aplicativo baixado em um smartphone ou tablet.

Essas marcas são boias infláveis que usam um motor elétrico a bordo, e são equipadas com um GPS para que fiquem paradas em um lugar especifico até que sejam ordenadas a se mover.

A tecnologia oferece uma rápida configuração do percurso e apresenta um design de mapa simples. Além disso, não há mais a necessidade de âncoras em águas profundas ou para situações de vento forte.

Leia também 

>> Regatas no Caribe estarão a todo vapor durante o inverno do hemisfério norte
>> Confira a colocação geral da 70ª edição da Regata Santos-Rio, que aconteceu na última sexta
>> Conheça a lancha que une motor elétrico, hidrofólios e design clássico

No entanto, caso esteja um vento muito forte durante a regata e a boia mude de posição, a organização pode facilmente reposicionar apenas inserindo a nova direção do vento no aplicativo, e a mudança de curso acontece automaticamente.

O MarkSetBot não requer marcação de barcos, minimiza o consumo de combustível e, portanto, o impacto ambiental dos eventos. Fora isso, requer menos funcionários, economiza dinheiro e, o melhor de tudo, deixa mais tempo para a corrida.

Por Gustavo Baldassare sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Teste New Sessa C44