Nova regata europeia terá largada em junho entre as ilhas de Maiorca e Ibiza

0
572
ibiza

O estaleiro STB Palma (o principal centro europeu para reforma e reparos de veleiros) e a Marina Ibiza (uma das marinas mais exclusivas do Mediterrâneo), uniram forças para criar a mais nova regata europeia: a Ibiza Joysail Regatta.

Esta é a primeira regata de superiates a incluir uma corrida de 70 milhas náuticas entre as ilhas de Maiorca e Ibiza, e a primeira do tipo a ser organizada entre Ibiza e Formentera.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

A Ibiza Joysail Regatta tem tudo para se tornar uma nova referência no mundo das regatas de alta performance, e promete uma competição emocionante de 4 dias.

O evento também decidiu recentemente aceitar equipes com barcos medindo menos de 80 pés de acordo com critérios técnicos; esta alteração será publicada em breve no Edital de Regata e será aplicada caso a caso.

O Club Náutico de Ibiza (que é o segundo porto mais antigo das Ilhas Baleares) também foi outro colaborador para que esse projeto pudesse sair do papel. A competição será acompanhada por uma agenda social para todos os gostos — tanto na água quanto em terra — para os proprietários, tripulações e convidados.

Ilhas Baleares - ibiza
Ilhas Baleares

O evento de quatro dias, que seguirá um protocolo de saúde para garantir a segurança de todos os envolvidos, marca um retorno bem-vindo às grandes corridas de iates em alguns dos destinos de vela mais emocionantes e divertidos do mundo.

Nicolás González, capitão do elegante Swan S/Y Nefertiti de 90 pés — desenhado por German Frers — já se inscreveu para a regata e destaca não só o grande apelo deste novo evento, mas os cenários extraordinariamente bonitos das corridas de Ibiza e Formentera também.

“No verão passado, passamos 45 dias navegando em Ibiza, Formentera e seus arredores, e eles realmente são lugares do paraíso”, disse o capitão.

Ilha de Formentera - Ibiza
Ilha de Formentera

“Realmente foi uma das minhas mais belas experiências de navegação a bordo do Nefertiti. É por isso que acreditamos que a regata Ibiza JoySail é uma boa iniciativa e uma excelente maneira de começar a temporada de 2021 a todo vapor. Espero poder navegar e nos divertir com alguns Maxis e Superiates”, completou.

Leia também

» Jorge Zarif estreia no Mundial de Finn 2021 em Portugal

» Robert Scheidt revela estratégia para conquistar, em Tóquio, sua sexta medalha olímpica

» Velejadores da Refeno fecham acordo para disputar rali na Amazônia

As entradas de barcos, como o extremamente competitivo 107 pés S/Y Open Season Wally, comandado por Hugo Ramon, só aumenta a emoção em torno do evento. O marinheiro tem experiências marcantes no seu histórico, como quando ele cruzou o Atlântico sozinho no Mini Transat 2005, com apenas 20 anos.

Sua vasta experiência em corridas será, sem dúvidas, um motivo para os altos níveis de adrenalina e espírito competitivo desta nova regata. Segundo Sebas Vidal, Coordenador Líder de Regatas do Clube Náutico de Ibiza, “o Clube está realmente ansioso para fazer parte deste evento e quer encorajar todos os Maxi e Superiates a virem e desfrutar do que será uma competição fantástica, dentro de um ambiente verdadeiramente único.”

Competição ibiza

O programa da regata terá início no dia 17 de junho de 2021, no Estaleiro STP, em Palma de Maiorca. A competição começa com uma corrida offshore, da Baía de Palma à ilha de Ibiza, e continuará nos três dias seguintes, com corridas costeiras nas águas de Ibiza e Formentera.

Ilha de Maiorca
Ilha de Maiorca

Daniel Marí, Diretor Executivo da Marina Ibiza ainda comentou que “para nós, este projeto é uma oportunidade única de mostrar o nosso pequeno paraíso e proporcionar aos apaixonados pelo mar a melhor vivência das nossas ilhas.”

“Como uma antiga terra de pescadores e corsários, somos grandes amantes do mar e da vela, e estamos convencidos de que este evento permitirá aos proprietários de barcos redescobrir águas onde é realmente maravilhoso navegar, além de desfrutar de um leque ilimitado de serviços de ponta, lazer e entretenimento”, concluiu.

Ilha de IbizaJoan Rosselló, gerente do Estaleiro STP Palma (onde ficará o centro de reparos técnicos em que a maioria das equipes está preparando seus barcos para a competição) foi inicialmente atraído para o evento por seu principal fator de diferenciação: “Em Maiorca existem muitas — e muito importantes — regatas, mas nenhuma que inclua uma corrida de passagem de 70 milhas entre uma ilha e outra. O STP é a base de reparos para muitas equipes de corrida, e até mesmo hospedamos algumas regatas com uma longa história internacional, por isso decidimos apoiar a ideia desde o início”.

Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

Gostou desse artigo? Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações para ser avisado sobre novos vídeos.

Multináutica