Nova etapa do Sailing Sense reuniu 20 participantes do Projeto Promuvi no Guarujá

0
3430

Vinte participantes do Projeto Promuvi – Transformando Vidas, de Santos (SP), fizeram parte de mais uma etapa das atividades do Sailing Sense, que promove a vela para deficientes auditivos, visuais, e outros portadores de necessidades especiais. A atividade mais recente aconteceu no Píer 26, no Guarujá, no último dia 29.

As saídas aconteceram em grupos formados por três participantes e três pessoas da equipe do Sailing Sense. Em cada velejada, os participantes vivenciaram como usar o leme e conduzir o veleiro, como manobrar as catracas e os procedimentos durante os bordos, além de regulagens das velas (trimar e recolher a genoa).

Em terra, havia três estações temáticas. A primeira era a oficina de nós, com cabos e material para dar as primeiras noções sobre a arte da marinharia em nós e cabos. A oficina “Tocar para Ver”, mostrou a exploração dos veleiros e suas partes em terra. Ali era mostrado o leme, quilha e casco de lanchas e veleiros, dando a oportunidade de todos poderem comparar os tipos de barcos. E a “Oficina Mini Me”, com um veleiro em miniatura, cujo objetivo era dar uma maior noção espacial de um veleiro.

Para encerrar o evento, os músicos do Projeto Promuvi tocaram algumas músicas para todos os que estavam no Píer 26.

Desde 2007, o Sailing Sense já realizou mais de 30 práticas, entre adultos e crianças, brasileiros e estrangeiros, como altos e baixos níveis de independência e cognição; também foram realizadas mais de 10 palestras em universidades e congressos e 2 treinamentos técnico-específico para professores e auxiliares de ensino especializado e educadores físicos.

Fotos: Renato Saraiva