Você sabia que a Noruega pretende construir túneis para navios?

Por: Redação -
12/10/2021

A criação de túneis para navios já é uma possibilidade na Noruega: a construção acaba de ser aprovada, com valor estimado de 300 milhões de euros destinados à estruturação.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Os trabalhos serão iniciados no oeste do país nórdico, sendo que a administração costeira norueguesa (Kystverket) propôs um plano para concluir um processo de licitação em 2021 e iniciar a construção em 2022.

Considerando que a costa da Noruega é repleta de fiordes, reentrâncias e uma geografia que representa certo perigo para os navegadores, a ideia inicial é edificar um túnel, de 1,7 km, e que seja grande o suficiente para permitir a passagem de navios de carga e de cruzeiro.

noruega túnel

Você quer ver sua marca dentro das plataformas NÁUTICA? Saiba como anunciar!

A alta latitude do país ainda propicia correntes de vento mais fortes que nos trópicos, o que aumenta a agitação do mar. Desta forma, o túnel permitirá aos barcos não só evitar as rotas mais perigosas, como diminuir a extensão do caminho percorrido.

noruega túnel

A ideia ronda as autoridades norueguesas há pelo menos 10 anos, até ela ser considerada uma possível realidade. A equipe por trás do projeto — a Stad Ship Tunnel — contou que existem alguns lugares com maior urgência dessa alternativa, tamanha adversidade.

Leia também

» Caribe contará com primeira marina dedicada a superiates. Conheça Porto Habacoa

» Porto Montenegro ganha prêmio de melhor marina de superiates do mundo

» Porto Rotondo abriga uma das melhores marinas do mundo. Saiba mais sobre o local

É o exemplo de Stad, descrita como um local exigente no quesito “habilidade” para marinheiros no comando de navio de todos os tamanhos. A equipe por trás do projeto, inclusive, vê a área como uma das mais perigosas no país.

 

mapa stad noruega
A linha branca mostra o local a ser evitado, o mar de Stadhavet, depois da construção do túnel. Imagem: https://www.archdaily.com.br/.

A organização explicou que as correntes oceânicas e a topografia do fundo do mar criam condições de ondas difíceis e muitas vezes inesperadas: “Ondas muito altas vêm de direções diferentes ao mesmo tempo e criam situações críticas para os navios. O mar agitado também pode durar vários dias após o vento ter diminuído, o que, por sua vez, leva a condições de navegação difíceis, mesmo em dias calmos”.

A expectativa para a Administração Costeira Norueguesa (NCA) é de que a obra esteja pronta em 2023 e, ao ser finalizada, espera-se que cerca de 100 navios de carga e passageiros naveguem por esta nova via marítima todos os dias — e navios de até 16 mil toneladas.

Confira detalhes no vídeo abaixo:

Por Naíza Ximenes, sob supervisão a jornalista Maristella Pereira.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Série de NÁUTICA com família a bordo de barco centenário já tem data de estreia

    Com 10 episódios, “A Europa como você nunca viu” acompanhará um casal, uma criança e um cachorro pelos canais dos Países Baixos

    NÁUTICA Talks: velejador Silvio Ramos palestra sobre "cruzeiro dos sonhos" no rio Amazonas

    Criador do BRally, o empresário contará como foi a circum-navegação, em bate-papo que acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    Governo abre inscrições para curso gratuito de Condutor de Turismo Náutico

    Formação, totalmente online, foi criada em parceria do Ministério do Turismo com Universidade Federal Fluminense

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2018

    Das lanchas de entrada aos grandes iates, o público pôde ver de perto opções para todos os gostos e bolsos

    Torre abandonada do século 17 vira refúgio em meio ao mar da Itália

    Local construído como um edifício militar ganhou novos ares com ação da natureza