No comando

0
1776

Cada vez mais a vela oceânica tem a participação de mulheres. Na Ilhabela Sailing Week, principal semana de vela da América Latina, não é diferente. A atleta Renata Bellotti simboliza esse crescimento e participa dos principais campeonatos da modalidade com meninas em seu time. Na última temporada, por exemplo, a velejadora teve a chance de liderar o time mais cor de rosa em Ilhabela. Agora, em 2014, o seu desafio será levar o HPE F7 SerGlass ao título ao lado de Juan De La Fuente, Tatiana Almeida e Marcos Hurodovich.

“Comandar é sempre um desafio, independente do sexo. Nas grandes competições, toda a tripulação fica tensa e com adrenalina alta a bordo. Isso aumenta a responsabilidade de quem toma decisões. Sempre quando sou escalada para ser comandante, eu procuro escolher a tripulação a dedo, ou seja, busco sempre amigos, classificando o ponto alto de cada um”, disse Renata Bellotti.

A primeira prova da classe HPE será a Regata Renato Frankenthal, marcada para o domingo (20). O percurso será de aproximadamente 37 quilômetros e deverá durar, no mínimo, 4 horas. A previsão é de ventos fortes para o dia. A Ilhabela Sailing Week termina no sábado (26). “Nosso objetivo é vencer o maior número de regatas e manter uma boa média para fazer a diferença no final”, contou Renata Bellotti.

Para ganhar em regularidade e experiência, o barco F7 SerGlass tem o reforço de Juan de la Fuente. No ano passado, o velejador conquistou o título da HPE a bordo do Ginga.

A velejadora Renata Bellotti não representará a família sozinha na Ilhabela Sailing Week. Marcelo Bellotti, irmão de Renata, tentará o título da classe Star, categoria mais vitoriosa da vela nacional, ao lado do proeiro Antonio Moreira. “Nossos pais nos criaram de tal forma que não distinguimos o que é de quem, para mim é um prazer velejar e representar minha família na água. O Marcelo estará velejando na classe Star e a torcida dele já está garantida por mim”, contou Renata Bellotti.

Foto: Flávio Perez/Divulgação

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Teste FS 290