Navio-veleiro da Marinha do Brasil é reequipado para participar de regatas internacionais

Por: Redação -
10/06/2019
Foto: Divulgação

Para ter a segurança de passar muitos meses em alto mar e minimizar a chance de imprevistos, é preciso ter plena confiança nos instrumentos que equipam uma embarcação. Por este motivo, a equipe técnica da Marinha do Brasil responsável pelo veleiro Cisne Branco resolveu substituir todos seus controladores de temperatura no início deste ano. O processo de instalação dos novos dispositivos, agora integralmente fabricados pela Full Gauge Controls, já está finalizado. O objetivo principal foi deixar o navio pronto para duas importantes regatas internacionais que acontecem no meio deste ano.

De acordo com o Sargento Eletricista da Marinha do Brasil, Guilherme Soares, a possibilidade de usar o Sitrad, sistema de gerenciamento remoto desenvolvido pela Full Gauge Controls, também foi uma das razões para optarem pela marca. “Além da confiabilidade e simplicidade no manuseio dos equipamentos, com interfaces que podem ser acessadas facilmente, ainda temos todas as funcionalidades do sistema, disponíveis de forma gratuita”, destaca. O download do software é grátis (em www.sitrad.com.br) e para usá-lo é preciso apenas conectá-lo aos controladores da marca e possuir um dispositivo (tablet, computador ou celular) com acesso à Internet. Com os dados e gráficos fornecidos pela ferramenta em mãos, o intuito da equipe é otimizar os processos dentro do navio, e, por consequência, aumentar a eficiência energética.

LEIA TAMBÉM
>>Mercury Marine confirma participação no 22º São Paulo Boat Show
>>Aceleramos a Real 365 Special Edition. Veja o teste completo em vídeo
>>Primeira unidade da Armatti 450 Sport Coupé será entregue este mês

Entre os produtos selecionados pela Marinha para fazerem parte da embarcação estão: o MT-543E plus (para climatização das duas plantas de ar condicionado), o TC-900E Log (responsável pela câmara de congelados), o MT-512E Log (encarregado da câmara de refrigerados), o PCT-410E plus (para controle da pressão das câmaras frigoríficas), e o RT-607E plus (empregado nos boilers de aquecimento da água do navio). Todos instrumentos serão conectados ao Sitrad, para que a equipe possa gerenciar os equipamentos e avaliar os dados remotamente com facilidade.

O Cisne Branco representa o Brasil em duas importantes competições internacionais . A primeira é a Rouen Armada, considerada o maior evento do calendário náutico mundial, que iniciou dia 6 e vai até 16 de junho, na França, e reúne cinquenta embarcações e mais de 10 milhões de visitantes. Depois disso o veleiro segue para a Tall Ship Races, que contará com competidores do mundo todo e inicia no dia 3 de julho, passando pela Noruega e Dinamarca.

Veleiro de origem holandesa, foi incorporado no ano 2000 à Marinha Brasileira. Em 2016 a embarcação participou do revezamento da tocha olímpica no Rio de Janeiro. Só no ano passado, o Cisne Branco recebeu mais de 329 mil visitantes nos 17 portos internacionais que visitou. O navio busca estimular o culto às tradições navais, além de representar o país em importantes eventos nacionais e internacionais.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    No NÁUTICA Talks, ex-piloto de avião Renato Oliveira vai contar como foi dar volta ao mundo em veleiro

    Renato levará experiência que levou 3 anos à série de palestras que acontecem durante o Rio Boat Show 2024

    FS Yachts lança nova lancha FS 355, com duas opções de motorização

    Lançamento do estaleiro catarinense vai ganhar as águas já na primeira semana de abril

    Entenda por que a duna de Jericoacoara está prestes a ser engolida pelo mar

    Cartão-postal do Ceará pode estar com os dias contados devido à interferência humana no processo de formação da duna

    NÁUTICA Talks terá papo com casal que sai de jet em busca de ondas gigantes

    Michelle de Bouillions e Ian Cosenza contarão como é viver essa experiência ao redor do mundo durante o Rio Boat Show 2024

    Barcos submersos há 7 mil anos já traziam tecnologias utilizadas até hoje

    Encontrados no fundo de um lago na Itália, barcos já carregavam consigo soluções náuticas modernas