Navio naufragado há 260 anos é encontrado na Europa

0
262

O navio mercante holandês Juffrau Elisabedt, de 28 metros de comprimento, naufragou em 1760, perto de Sogne, após enfrentar mar agitado. Após 40 anos de busca, mergulhadores noruegueses o encontraram finalmente nas águas de seu país.

“Aqui temos um antigo naufrágio que está completamente intocado, com nomes e fontes históricas. É absolutamente incrível. Esta é uma experiência inesquecível para um arqueólogo subaquático”, disse Iver Nesse Aarrestad, conselheiro sênior da Direção do Patrimônio Cultural da Noruega, à emissora nacional NRK. De acordo com Aarrestad, o achado é importante “cientificamente, historicamente e socialmente”.

O navio mercante holandês Juffrau Elisabedt, de 28 metros de comprimento, partiu de Amsterdã em março de 1760. Cerca de 20 dias depois, ele se aproximou da costa sul da Noruega, onde encontrou mau tempo e foi abandonado pela tripulação. Agora foi confirmado que o navio naufragou ao largo de Sogne, em Vest-Agder.

O Clube de Mergulhadores de Sogne tem procurado o navio por 40 anos. “Estamos em estado de choque. Há muitos anos que procuramos o naufrágio sem termos tido sorte, mas de repente… uau!”, disse o mergulhador Espen Lauritsen. O clube recebeu uma recompensa de 100 mil coroas norueguesas (R$ 43 300) das autoridades.

O navio, que está parcialmente coberto de areia, ficou protegido da água salgada, razão pela qual grande parte da madeira ficou intacta e os objetos estão bem conservados. “É como entrar em um museu intocado. Afinal, ninguém esteve lá desde que o navio afundou”, disse o mergulhador Jan Kristoffersen, comparando o achado a “encontrar ouro”.

Jorgen Johannessen, arqueólogo marinho do Museu Marítimo Norueguês, disse que essas descobertas não acontecem mais, classificando este achado como único e expressando temores de que possa ser saqueado. “Temos uma responsabilidade partilhada pela preservação do patrimônio cultural”, afirmou.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização (redacao@nautica.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo