Navio naufragado há 260 anos é encontrado na Europa

Por: Redação -
06/11/2019

O navio mercante holandês Juffrau Elisabedt, de 28 metros de comprimento, naufragou em 1760, perto de Sogne, após enfrentar mar agitado. Após 40 anos de busca, mergulhadores noruegueses o encontraram finalmente nas águas de seu país.

“Aqui temos um antigo naufrágio que está completamente intocado, com nomes e fontes históricas. É absolutamente incrível. Esta é uma experiência inesquecível para um arqueólogo subaquático”, disse Iver Nesse Aarrestad, conselheiro sênior da Direção do Patrimônio Cultural da Noruega, à emissora nacional NRK. De acordo com Aarrestad, o achado é importante “cientificamente, historicamente e socialmente”.

O navio mercante holandês Juffrau Elisabedt, de 28 metros de comprimento, partiu de Amsterdã em março de 1760. Cerca de 20 dias depois, ele se aproximou da costa sul da Noruega, onde encontrou mau tempo e foi abandonado pela tripulação. Agora foi confirmado que o navio naufragou ao largo de Sogne, em Vest-Agder.

O Clube de Mergulhadores de Sogne tem procurado o navio por 40 anos. “Estamos em estado de choque. Há muitos anos que procuramos o naufrágio sem termos tido sorte, mas de repente… uau!”, disse o mergulhador Espen Lauritsen. O clube recebeu uma recompensa de 100 mil coroas norueguesas (R$ 43 300) das autoridades.

O navio, que está parcialmente coberto de areia, ficou protegido da água salgada, razão pela qual grande parte da madeira ficou intacta e os objetos estão bem conservados. “É como entrar em um museu intocado. Afinal, ninguém esteve lá desde que o navio afundou”, disse o mergulhador Jan Kristoffersen, comparando o achado a “encontrar ouro”.

Jorgen Johannessen, arqueólogo marinho do Museu Marítimo Norueguês, disse que essas descobertas não acontecem mais, classificando este achado como único e expressando temores de que possa ser saqueado. “Temos uma responsabilidade partilhada pela preservação do patrimônio cultural”, afirmou.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Prós e contras do envelopamento náutico serão discutidos com Pedro Dias no NÁUTICA Talks

    Especialista em adesivagem náutica, "Pedrinho" vai conduzir bate-papo na série de palestras do Rio Boat Show 2024

    Canal Náutica no YouTube fará cobertura ao vivo do Rio Boat Show 2024

    Evento náutico mais charmoso da América Latina contará com transmissão ao vivo todos os dias

    NÁUTICA Talks: Capitão de Mar e Guerra Luciano Calixto leva papo sobre o app NavSeg

    Ferramenta da Marinha para a segurança da navegação será o ponto principal da palestra no Rio Boat Show 2024

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2022

    Após dois anos sem acontecer, evento atracou na Cidade Maravilhosa recheado de atrações e surpreendeu com crescimento de 15%

    Com dicas para compra do primeiro veleiro, família Velho Jack estará no NÁUTICA Talks

    Angelita Rumor, Jackson Alves e Kurt Dali levarão papo ao evento que acontece dentro do Rio Boat Show 2024