Navio-hospital da Marinha chega ao interior do Acre e deve atender até 20 mil pessoas

0
422
Foto: Reprodução

O NAsH Doutor Montenegro (U-16) chegou a Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, e começou os atendimentos à população nesta quarta-feira (5). A estimativa é que sejam atendidas cerca de 20 mil pessoas até o começo de abril, quando deve retornar ao Amazonas. Além de Cruzeiro do Sul, também vão ser atendidos moradores de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo. Esta é a 20ª edição de atendimentos na região do Juruá.

O comandante Jairo Araújo explica que navio é parecido com uma unidade básica de saúde e possui consultório médico e odontológico, laboratório de análises clínicas com exames laboratoriais e uma sala da trauma para pequenos procedimentos cirúrgicos.

“O atendimento é feito a partir da triagem feita pela equipe de enfermagem. A equipe médica é formada por pediatra e clínico que faz atendimento de forma individualizada, o mesmo ocorre com a odontologia. A prioridade [nos atendimentos] são os locais com carência de saúde”, explica o comandante.

LEIA TAMBÉM

Para suporte terapêutico, há uma farmácia com medicações diversas, onde são disponibilizados pelo menos 440 mil medicamentos durante os atendimentos. O navio também possui uma sala de vacina e de radiografia.

“Não se tem uma dimensão precisa da quantidade de atendimento, devido aos imprevistos e regime de água do rio Juruá, mas estamos acreditando que seja realizado entre 15 a 20 mil atendimentos até o final da missão”, pontua o comandante.
Durante os dois meses serão feitos atendimentos ambulatoriais, com demandas similares as que ocorrem na atenção básica de saúde, conforme explica Araújo. Além disso, também vão ser realizados exames de papanicolau, teste rápido de dengue e malária devido a grande incidência da doença na região.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização (redacao@nautica.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.