Navio movido pela força dos ventos faz sua primeira viagem pelo mundo

0
1946

Imagine um navio que, além dos cavalos do motor, também seja impulsionado pela força dos ventos. Convidativo, não? Esse navio existe. Construído na Holanda, o cargueiro MV Ankie fez sua primeira viagem movido por um sistema de energia eólica chamado Ventifoil.

Desenvolvido pela empresa eConowind, esse sistema consiste de uma estrutura em forma de asa com abertura e ventiladores internos. Ao sugar o ar, seus ventiladores criam uma força propulsora, permitindo à embarcação reduzir a potência do motor e, assim, economizar energia. Nesse navio, foram instaladas duas torres de 10 metros de altura cada.

O MV Ankie partiu da cidade holandesa de Delfzijl rumo a Hamburgo, na Alemanha, e de lá para a Noruega, de onde retorna para Roterdã. Em uma segunda etapa, suas torres de energia eólica serão estendidas por mais seis metros. O objetivo é a reduzir cada vez mais a emissão de gases de efeito estufa e, com o aperfeiçoamento da tecnologia, até zerar a emissão de monóxido de carbono, um dos responsáveis pelo aquecimento global.