Congestionamento em alto mar: navio gigante encalha e bloqueia o canal de Suez, no Egito
Na última terça (23), um meganavio de 220 mil toneladas e 400 metros, maior até que a Torre Eiffel, bloqueou todo o trânsito do canal de Suez, uma das principais passagens náuticas do mundo. Depois de dois dias, a navegação segue suspensa.
Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações
A Autoridade do Canal de Suez (SCA, na sigla em inglês) informou, nesta quinta-feira (25), que tenta de todas as maneiras desencalhar o porta-contêineres. Tecnicamente, é preciso escavar a área onde a proa do navio encalhou.
A expectativa era de que nesta quinta-feira a passagem fosse liberada, mas a SCA anunciou que está “suspendendo temporariamente a navegação” ao longo de todo o canal.
Segundo Peter Berdowski, CEO da empresa especializada em dragagem Boskalis, todo processo pode levar semanas para ser concluído. Ele ainda afirmou a um canal de televisão holandês que “não é possível soltá-lo” e que pode ser necessário descarregá-lo. Contudo, esse procedimento pode levar semanas.
“É como uma enorme baleia encalhada. É um peso enorme na areia”, pontuou. “Podemos ter que trabalhar com uma combinação de redução do peso — removendo contêineres, óleo e água do navio —, rebocadores e dragagem de areia”.
O meganavio Ever Given pertence a empresa Evergreen. Além disso, tem bandeira panamenha e foi construído em 2018. Seu destino era o porto de Rotterdam, na Holanda. Ainda segundo a administração do canal, ele perdeu a capacidade de navegar devido ventos fortes e uma tempestade de areia — algo comum na região.
Leia mais:
>> Músico improvisa palco flutuante e planeja turnê aquática pela Europa
>> Cooperativa tenta reviver a tradição de construir barcos de madeira na Nova Escócia, no Canadá
>> Sem passeio de gôndola: canais de Veneza secam devido à falta de chuvas e maré baixa
Encalhado no trecho sul do canal, o acidente causou impacto significativo no tráfego entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho. Segundo o jornal britânico “The Guardian”, ao menos 150 navios carregados com petróleo, peças automotivas e bens de consumo se acumulam em ambos os lados do canal, a principal rota do comércio Ásia-Europa.
Por Gustavo Baldassare sob supervisão da jornalista Maristella Pereira
Gostou desse artigo? Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações para ser avisado sobre novos vídeos.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Vencedora de concursos internacionais, fotógrafa é presença confirmada no Rio Boat Show 2024
Com 10 episódios, “A Europa como você nunca viu” acompanhará um casal, uma criança e um cachorro pelos canais dos Países Baixos
Criador do BRally, o empresário contará como foi a circum-navegação, em bate-papo que acontece dentro do Rio Boat Show 2024
Formação, totalmente online, foi criada em parceria do Ministério do Turismo com Universidade Federal Fluminense
Das lanchas de entrada aos grandes iates, o público pôde ver de perto opções para todos os gostos e bolsos