Na última terça (23), um meganavio de 220 mil toneladas e 400 metros, maior até que a Torre Eiffel, bloqueou todo o trânsito do canal de Suez, uma das principais passagens náuticas do mundo. Depois de dois dias, a navegação segue suspensa.
Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações
A Autoridade do Canal de Suez (SCA, na sigla em inglês) informou, nesta quinta-feira (25), que tenta de todas as maneiras desencalhar o porta-contêineres. Tecnicamente, é preciso escavar a área onde a proa do navio encalhou.
A expectativa era de que nesta quinta-feira a passagem fosse liberada, mas a SCA anunciou que está “suspendendo temporariamente a navegação” ao longo de todo o canal.
Segundo Peter Berdowski, CEO da empresa especializada em dragagem Boskalis, todo processo pode levar semanas para ser concluído. Ele ainda afirmou a um canal de televisão holandês que “não é possível soltá-lo” e que pode ser necessário descarregá-lo. Contudo, esse procedimento pode levar semanas.

“É como uma enorme baleia encalhada. É um peso enorme na areia”, pontuou. “Podemos ter que trabalhar com uma combinação de redução do peso — removendo contêineres, óleo e água do navio —, rebocadores e dragagem de areia”.
O meganavio Ever Given pertence a empresa Evergreen. Além disso, tem bandeira panamenha e foi construído em 2018. Seu destino era o porto de Rotterdam, na Holanda. Ainda segundo a administração do canal, ele perdeu a capacidade de navegar devido ventos fortes e uma tempestade de areia — algo comum na região.
