Conheça o primeiro navio de carga movido a energia eólica e hidrogênio

Por: Redação -
07/04/2021
Imagem: Reprodução

Uma concessão entre empresas norueguesas está desenvolvendo um projeto que prevê o primeiro navio de carga com emissão zero do mundo. Segundo o site The Maritime Executive, o projeto está avançado e espera-se que a embarcação fique pronta já em 2024, quando seriam realizados os primeiros testes.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Nomeado de “With Orca” – Powered by Nature, uma parte significativa da energia necessária para operar a embarcação será captada diretamente da natureza. Sendo assim, o plano é que o navio navegue principalmente em águas abertas no Mar do Norte, onde as condições do vento são ideais para a propulsão assistida pelo vento.

No entanto, em caso de sucesso do projeto, tal inovação poderá ser vista em diversas partes do mundo. Tecnicamente, a energia eólica se somará a um motor de combustão interno movido a hidrogênio.

Imagem: Reprodução

Leia mais:

>> 500 km de caiaque pelo litoral: amigos enfrentam o mar entre o Paraná e Ilhabela a remo

>> Renomada marca de carros elétricos entra no mercado de iates com modelo de 130 pés

>> 100 anos de história: estaleiro português constrói tradicionais barcos rabelos à mão

Do mesmo modo, alguns conceitos do projeto, que ainda serão desenvolvidos, prevêem que o hidrogênio seja armazenado a bordo de uma embarcação com o casco bem longo. A princípio, de acordo com as primeiras imagens do projeto, o tamanho do casco não será um grande empecilho, neste primeiro caso.

A equipe de design, liderada pela Norwegian Ship Design, também está trabalhando para desenvolver recursos adicionais para a embarcação exclusiva que aumentarão a eficiência energética e serão adequados ao conceito do navio. Estão desenvolvendo um casco eficiente e uma quilha feita sob medida.

O projeto é uma parceria entre duas empresas industriais norueguesas que concordaram em compartilhar as operações da embarcação. O navio transportará agregados do oeste para o leste da Noruega para a HeidelbergCement Norway e nas viagens de retorno transportará grãos para a Felleskjøpet AGRI. As duas empresas têm acordo de 15 anos para a operação da embarcação.

Em suma, o ano de 2021 será para conclusão e otimização do projeto. Assim que finalizado, o “With Orca” – Powered by Nature entrará em construção.

Por Gustavo Baldassare sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

Gostou desse artigo? Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações para ser avisado sobre novos vídeos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Mestra vai com lançamento e mais duas lanchas ao Rio Boat Show 2024

    Nova embarcação de 21 pés do estaleiro fará estreia no Rio; evento vai de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2023

    Com público de 33 mil pessoas e mais de 200 barcos vendidos, evento foi descrito como um dos mais espetaculares salões náuticos do Brasil

    NÁUTICA Talks: Walter Garcia conta como a vela o aproximou da proteção da Amazônia

    Empresário no segmento náutico e jornalista por formação, Walter levará experiência de quase 30 anos ao Rio Boat Show 2024

    Jets, quadriciclos e UTVs serão apresentados pela Quadricenter no Rio Boat Show 2024

    Mais de 10 produtos serão expostos no estande da marca de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Marinha do Brasil leva simulador de navegação interativo ao Rio Boat Show 2024

    Além de experimentar a sensação de comandar um barco, visitantes do evento náutico poderão entender a fundo o papel da instituição nacional e receber dicas de segurança