Compressor mecânico para sistema de ar-condicionado teve lançamento durante o Boat Show

0
1427
Foto: Matheus Fugazza

A Navetron comemorou 10 anos de mercado durante um animado coquetel no São Paulo Boat Show 2019. Na ocasião, Augusto Forcione, diretor comercial da distribuidora, recebeu Francisco Martínez e Randy Carter, da Webasto, para apresentar o compressor mecânico para sistema de ar-condicionado para barco, lançado em parceria com a Volvo Penta.

Este sistema é composto por um compressor mecânico movido por uma polia e por uma correia responsável por mover o eixo principal do motor. A partir disto, utiliza-se todo um sistema de ar-condicionado equivalente ao utilizado em um carro (compressor automotivo, evaporador automotivo, poder ter somente ar frio ou ser com duplo intercambiador de temperatura, para ar frio e quente), e o único componente diferenciado necessário para tal sistema em um barco é um condensador náutico.

Fotos: Matheus Fugazza

Isto porque os condensadores utilizados em sistemas automotivos são resfriados por ar e ficam perto do radiador do veículo. No caso do barco, não há esta possibilidade, porque o sistema será instalado debaixo de um banco, ou na sala de máquinas, então, é necessário um condensador específico para que o resfriamento possa ser feito com a água do mar.

“Tivemos uma grande aceitação do sistema por parte dos estaleiros, que agradecem a possibilidade de oferecer aos seus clientes este sistema de ar-condicionado como opcional”, afirmou Martínez. “Neste primeiro momento, o sistema está sendo disponibilizado somente para os motores Volvo Penta. Porém, outras marcas já se mostraram interessadas em oferecer a mesma solução aos seus clientes”, concluiu.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização (redacao@nautica.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.