Pesquisadora revela em livro o que você provavelmente já sabia: navegar é um santo remédio. Saiba por quê

23/08/2019

O contato direto com a água e a natureza, a brisa do mar batendo no rosto, o desligamento do cotidiano, o horizonte se perdendo nas dimensões do oceano, a deliciosa sensação de liberdade… Ah, navegar traz benefícios para a cabeça e para a saúde. É um santo remédio. Basta observar a expressão das pessoas durante os passeios na água para saber disso.

A britânica Deborah Cracknell, pesquisadora do National Marine Aquarium, de Plymouth, na Inglaterra, decidiu atestar isso com base na ciência. O resultado está no recém-lançado “O mar, uma terapia para o nosso bem-estar”, livro em que ela detalha os inúmeros benefícios do oceano para a saúde mental. A água, segundo a pesquisadora, faz parte de um certo tipo de paisagem que ela chama de reparadora — nosso corpo estaria “programado” para reagir a ambientes benéficos. Assim, o simples olhar para o mar já melhoraria o nosso humor e promoveria calma durante momentos de estresse ou exaustão cognitiva. “A superfície e a aparência mutável com os reflexos do sol, a formação de ondas e as variações de tons de azul geralmente causam uma sensação de calma e serenidade”, afirma a Deborah.

De acordo com este trabalho, ao estar em contato com o mar, uma série de respostas fisiológicas são produzidas. Liberamos endorfinas, o nível de cortisol é reduzido, geramos ondas alfa em nosso cérebro. Excelentes motivos para se ter um barco.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Monociclo subaquático permite nadar e pedalar em baixo d'água ao mesmo tempo

    Criado pela empresa francesa Seabike, o dispositivo promete uma velocidade "sobre-humana"; confira

    Após sucesso do Rio Boat Show, Brasil amplia calendário náutico para Brasília e Salvador

    Maior edição após a pandemia, salão carioca entrou para a história pela diversidade de produtos, serviços e atrações, e marcou a expansão do evento para outras regiões

    Parque eólico no mar adotará radar flutuante para evitar colisão de pássaros

    Na Holanda, sistema que combina tecnologias desligará geradores em caso de aproximações de aves

    Parque aquático na Inglaterra terá ‘playground flutuante’ para desafios na água

    Inspirada em programa de TV, atração abre ao público no final de maio

    Atleta da Marinha oriunda de projeto social garante vaga nas Olimpíadas de Paris

    Terceiro-Sargento Laura Amaro representará o Brasil no Levantamento de Peso