Como navegar à noite: confira algumas dicas para sair em segurança

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Sob o ponto de vista da natureza, não existem diferenças entre o mar de dia ou à noite — só o que muda mesmo é a sua visualização. Um mar não fica necessariamente pior só porque não há mais o sol a iluminá-lo. Pelo contrário, muita gente prefere navegar justamente à noite, porque não se sofre com o calor e o movimento dos outros barcos é menor.

No entanto, apesar de ser uma experiência tão prazerosa quanto desafiante, a navegação noturna envolve — sim! — mais riscos, e, por isso mesmo, exige o dobro de atenção — o que, infelizmente, nem todos os donos de barcos costumam ter. Afinal, navegar sem luzes pode causar acidentes.

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Além da imprudência de quem comanda um barco (lanchas, principalmente) em excesso de velocidade à noite (por medida de segurança, o correto é diminuir a velocidade em, no mínimo, 20% em relação ao dia, ou até 50% em áreas com muitos barcos e obstáculo), há a precariedade de sinalização, já que é frequente encontrar boias apagadas.

Mas é claro que quando navegamos em águas que conhecemos bem, fica bem mais fácil reconhecer os acidentes geográficos, mesmo à noite. A coisa muda mesmo quando a região é pouco conhecida. Apesar dos equipamentos eletrônicos, à noite, a visibilidade limitada é sempre um desafio.

Se o mar estiver agitado, então, pior ainda. Mas isso não quer dizer que você só vá para o mar de dia. O segredo para navegar à noite é redobrar a atenção, aprender a identificar sinalizações e seguir à risca algumas dicas de segurança, a seguir.

Luzes na medida

Você deve ter certeza de que as luzes de navegação e um eficiente refletor de radar estão instalados corretamente e funcionando. As luzes para seu próprio uso devem ser mantidas no mínimo.

A bússola precisa só de uma minúscula lâmpada e, para a mesa de navegação, luzes vermelhas são ideais, pois não prejudicam a visão noturna. Evite iluminar paióis ou armários e tenha sempre à mão tudo o que irá necessitar.

Tire da cabeça a ideia de que uma lanterna o ajudará a enxergar algo à frente. Muito mais importante que tudo isso, porém, é ficar (muito) atento, bem mais do que de dia.

Resumindo: faça um check-up das luzes de navegação. Se uma delas não acender, não deixe para trocá-la depois.

navegação noturna

Previsão do tempo

Uma boa previsão do tempo pode ser o divisor de águas entre um belo passeio ou uma tragédia. Ela dá, por exemplo, a confiança necessária para deixar as velas levantadas quando a noite se aproxima ou indica a necessidade de rizá-las, à medida que a tarde avança.

Muitos sites oferecem na internet previsões de tempo confiáveis, que podem ser acessadas diariamente, mesmo bem antes da viagem. Assim você se prepara para ela.

E mais: é fundamental anotar a velocidade, hora e o rumo da embarcação e checar a posição, de tempos em tempos, na carta náutica.

E lembre-se: evite manter uma dependência cega dos aparelhos eletrônicos, que podem deixar de funcionar sem aviso. Mas não deixe de ter um GPS com cartplotter a bordo.

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navegação noturna

Fique ligado também….

  • Procure saber soltar as amarras, livrar-se dos obstáculos próximos à costa e partir ainda sob a luz do dia. Fique atento à coisas boiando na frente do barco, como troncos, e receba a noite já em mar aberto, porque assim há mais tempo para se acostumar com a escuridão.

  • Marque os pontos estratégicos da rota na carta náutica e tente prever a sequencia de eventos que deverão acontecer (e em que horário) durante o trajeto.

  • Tente timonear tendo uma estrela como referência, checando seu rumo na bússola de vez em quando. Para isso, o indicado é sempre navegar fora da cabine — apesar do frio, a visibilidade aumenta bastante e os olhos logo se adaptam à baixa luminosidade.

  • Levem em consideração que a navegação em águas com obstáculos, como entradas de portos, deve ser mais precisa, e que as referências utilizadas durante o dia podem não servir à noite.

  • Em alto-mar, tudo fica mais fácil. O seu rumo será mantido por intervalos de tempos maiores e, além disso, você estará fazendo a navegação e não ficará com a falsa impressão de estar trafegando por águas desconhecidas.

  • Na hora de entrar em um porto durante a noite, apoie a navegação em cartas e roteiros atualizados. Assim, você evita a dificuldade de distinguir as luzes de balizas, faróis e boias das luzes da cidade, que se confundem.

  • Não navegue à noite se estiver cansado. O efeito no corpo humano é mais intenso no escuro do que no claro, já que a tensão também é maior.

  • Use o radar! Ele é quase imprescindível durante à noite, poruqe “vê” obstáculos bem antes dos olhos humanos.

  • Prefira os caminhos mais largos, mesmo que mais longos. Á noite, atalhos podem significar maiores riscos.

  • Fique atento a sinais de espuma na água, porque eles podem significar arrebentações adiante.

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