12 cuidados a serem tomados antes e depois de partir para uma noite no mar

0
1348

Gosta de navegar no escuro? Então, confira aqui os cuidados a serem tomados antes e
depois de partir para uma noite no mar:

Antes de partir…

1 — Não parta sem consultar a previsão do tempo. A noite pode estar linda, mas prevenção nunca fez mal a ninguém.

2 — Faça um check-up das luzes de navegação. Caso alguma não acenda, troque antes de zarpar. No escuro, até os grandes barcos desaparecem.

3 — Analise friamente suas condições. Se o seu dia foi cheio e você estiver cansado, adie a viagem. Os efeitos da fadiga são bem mais intensos no escuro do que no claro.

4 — Prepare-se para navegar bem mais devagar. Os mais experientes reduzem a velocidade em 20%. Mas, o ideal são 50%. Afinal, a visibilidade é bem menor à noite, quando desaparecem as referências visuais.

5 — Tente partir ainda com a luz do dia. Assim, quando a noite chegar, você já estará mais habituado com as condições do mar.

6 — Tenha cartas náuticas e roteiros atualizados. Ajudam uma barbaridade se você precisar recorrer a um porto à noite, no meio da travessia.

Depois de partir…

7 — Redobre a atenção na navegação. Por mais clara que a noite esteja, a visibilidade limitada é um desafio. E autoconfiança em excesso pode ser perigoso.

8 — Navegue fora da cabine. Mesmo que lá dentro esteja mais quentinho, é no cockpit que se enxerga — e reage-se — melhor aos imprevistos.

9 — Não acenda muitas luzes a bordo. O excesso de iluminação (menos nas luzes de sinalização) criam reflexos e atrapalham a pilotagem. Também evite luzes brancas nos instrumentos do painel.

10 — Consulte -e confie – nos eletrônicos. GPS com chartplotter é fundamental, mas esteja preparado para imprevistos que impeçam o seu funcionamento. Exemplo: aprenda a “ver” os reflexos da lua na água.

11 — Fique atento às espumas na água. Elas podem indicar pedras ou arrebentações mais adiante. Por serem brancas, aparecem bem, até no escuro da noite.

12 — Siga apenas os caminhos mais seguros. Os atalhos (tão bem-vindos durante o dia) podem significar riscos. Prefira as rotas seguras. Mesmo que mais longas.

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.