Navegação liberada na França e na Croácia, inclusive pelo sistema de charter

0
289

Você precisa ir à Europa e pretende ficar longe do transporte público? A saída pode ser o fretamento de um barco. A boa notícia é que os charters já estão liberados tanto na França como na Croácia, dois países com lugares paradisíacos para se explorar através das águas, seja pelo mar ou pelas famosas águas interiores — a França possui incríveis 8 000 km de maravilhosos rios e canais navegáveis.

Na França, em decreto publicado no dia 9 de maio, o Primeiro Ministro, Édouard Philippe, condiciona o embarque do passageiro à entrega de uma declaração juramentada atestando que ele não apresenta nenhum sintoma de infecção pelo covid-19. Caso contrário, o acesso pode ser recusado. A autorização é extensiva a barcos de bandeiras de outros países que já estiverem atracados em águas francesas, desde, é claro, que elas sigam as regras sanitárias definidas pelas autoridades de saúde.

Por sua vez, a Croácia deu sinal verde para a navegação por meio de um decreto do Ministério do Mar, dos Transportes e das Infraestruturas, publicado no Diário Oficial dia 20 de maio. A partir dessa data, todos os barcos podem tanto sair para navegar a passeio como operar pelo sistema de charter, inclusive cruzando as fronteiras do país, conhecido como a “Pérola dos Balcãs”. Para isso, o comandante do barco deve apresentar a “Lista de tripulantes e passageiros”, através do sistema eCrew.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

PUB Marine Express - 02/07/2020