Aplicativo para barcos Navionics tem muitos recursos, mas não substitui o gps

27/06/2016

Disponível para as plataformas Android, iOS e Windows, o aplicativo de navegação Navionics é do tipo que vale ter sempre à mão — tanto que é o mais popular entre os donos de barcos.

Oferecido com as cartas náuticas do Caribe e América do Sul — na Google Store (Android) —, ele não apenas mostra a posição do barco como, com o upgrade Nav Module, permite planejar rotas com informações detalhadas de cada trecho — por exemplo, com base na velocidade e consumo de combustível do barco —, acessar as informações sobre marés na região, gravar o percurso e ainda inserir fotos com a localização de itens relevantes, como lajes, praias e faróis.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

É mesmo bem fácil montar uma rota com este aplicativo, que funciona tal qual um gps. Só é preciso marcar com o dedo os pontos desejados na tela. Para ajustar a localização de um waypoint, basta entrar no modo “edit” e posicioná-lo no local desejado. Para apagá-lo, deve-se pressioná-lo até surgir a palavra “delete”. Também é possível inverter a rota, para navegar de volta ao ponto de partida. Durante a navegação, aparecem na tela informações como a distância total e até o próximo waypoint, além do tempo de chegada ao destino.

As informações mais detalhadas de cada trecho da rota podem ser verificadas em uma página específica para isso e também é possível procurar marinas na região, ao selecionar o ícone de um veleiro na tela. Este aplicativo traz muitos recursos para navegar com segurança, mas, como todo gps, qualquer que seja o sistema, está sujeito a falhas — motivo pelo qual o piloto deve estar preparado para navegar pelos meios tradicionais.

Diferentemente dos gps portáteis, que têm boa resistência a água, poucos smartphones são à prova de respingos, e as baterias deles também não costumam durar muito. Por isso, é preciso lembrar de levar bateria de reserva ou um carregador para usar na tomada de 12 V do barco.

Texto publicado na edição da revista NÁUTICA de março de 2015.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio

    No NÁUTICA Talks, Elio Crapun palestra sobre revolução dos hidrofólios nas embarcações

    Velejador abordará detalhes sobre realidade e avanços de barcos que navegam sobre fólios durante o Rio Boat Show 2024

    Casarini Boats levará mistura de bote com jet ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação inovadora será um dos destaques do evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    No NÁUTICA Talks, Paula Vianna mergulha nos desafios da fotografia subaquática

    Vencedora de concursos internacionais, fotógrafa é presença confirmada no Rio Boat Show 2024

    Série de NÁUTICA com família a bordo de barco centenário já tem data de estreia

    Com 10 episódios, “A Europa como você nunca viu” acompanhará um casal, uma criança e um cachorro pelos canais dos Países Baixos