Naufrágio do século 16 é encontrado em parque da Suécia

Por: Redação -
21/01/2020

Arqueólogos suecos encontraram os destroços de um navio do século 16 no meio do parque Kungsträdgården, em Estocolmo, capital da Suécia. Segundo os especialistas, à época do naufrágio a região, hoje terra firme, era tomada de água.

A embarcação de quase 100 metros ainda não pôde ser identificada com certeza, mas os especialistas suspeitam que o barco seja o navio Samson, que foi encomendado por Carlos IX da Suécia no final dos anos 1500. O barco foi construído inteiramente em pinho, com muitos detalhes.

Além disso, a equipe acredita que a embarcação seja originária de uma época em que os engenheiros navais estavam pesquisando novas formas de construir navios. “Uma descoberta desse período de transição, entre a antiga e a nova era da construção naval, é muito incomum. Na verdade, não há outros exemplos”, contou Philip Tonemar, membro da pesquisa. “É incrivelmente divertido fazer uma descoberta como essa. Isso nunca mais acontecerá comigo.”

LEIA TAMBÉM

Se o barco realmente for o Samson, a descoberta pode ajudar a resolver o mistério que cerca o desaparecimento do navio em 1607, apenas alguns anos após sua construção. “Quando o navio foi abandonado no início de 1600, provavelmente foi despido de material, destruído e deixado na praia”, disse Tonemar.

Ainda de acordo com o especialista, objetos da época como moedas, vidro, cerâmica e uma pequena bola de barro que pode ter sido um brinquedo de criança foram descobertos perto da embarcação. “Encontramos lixo dos moradores da época que foi jogado na mesma área, diretamente sobre o navio”, afirmou Tonemar.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2022

    Após dois anos sem acontecer, evento atracou na Cidade Maravilhosa recheado de atrações e surpreendeu com crescimento de 15%

    Com dicas para compra do primeiro veleiro, família Velho Jack estará no NÁUTICA Talks

    Angelita Rumor, Jackson Alves e Kurt Dali levarão papo ao evento que acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    NÁUTICA Talks terá palestra de Cintia e Lula, da CL Vela, sobre introdução das crianças no esporte

    Dupla revelou a bicampeã olímpica Kahena Kunze e vai comandar papo sobre a modalidade na infância, durante o Rio Boat Show 2024

    Já pensou em mergulhar numa caverna? Romeu Dib fala sobre experiência no NÁUTICA Talks

    Mergulhador profissional desde 1998, o explorador contará mais sobre a profissão no Rio Boat Show 2024

    Ronaldo Fazanelli desmistifica tipos de propulsão de barcos no NÁUTICA Talks

    Engenheiro naval abordará as opções elétricas e a hidrogênio no bate-papo que acontece dentro do Rio Boat Show 2024