Mutirão de limpeza

0
1103

No último sábado, 2, foi realizada a 5ª edição do Juntos pelo Rio, o mutirão de limpeza anual que movimenta a comunidade nos municípios de Itajaí e Navegantes pela preservação do rio Itajaí. O evento é alusivo ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, e tornou-se um dos principais eventos de mobilização social, no município de Itajaí, além de se unir à campanha contra o mosquito Aedes Aegypti pela segunda vez consecutiva. Enquanto parte dos voluntários atua na coleta de resíduos, integrantes do Grupo de Escoteiros e da Secretaria Municipal de Saúde vão atuar em uma “blitz” educativa.

O mutirão da limpeza foi realizado pelo Rio Itajaí e na Baía Afonso Wippel (Saco da Fazenda) e em terra, em frente a Associação Náutica de Itajaí e Molhe de Itajaí, desde às 8h da manhã, quando os voluntários começaram a se concentrar na Marina de Itajaí e, após a formação de equipes, seguiram para os postos indicados. Os voluntários embarcados, foram monitorados pela Marinha do Brasil, Capitania dos Portos, Policia Ambiental e Bombeiros. As embarcações fizeram a limpeza nos locais mapeados, distribuídos aos pilotos dos barcos voluntários, e destinaram os sacos com resíduos coletados às plataformas de apoio.

O Cepsul e a Navegação Santa Catarina, prestaram apoio por água disponibilizando o navio de pesquisa Soloncy Moura e um Ferry Boat (balsa), que serviram como plataforma para concentração do material, onde um grupo da Cooperativa de Reciclagem fez a segregação dos resíduos junto com os voluntários. O material coletado foi destinado às cooperativas licenciadas, de ambas as cidades, que são parceiras do evento.

A ação é um legado da Volvo Ocean Race, quando Itajaí estreou a recepção da regata em 2012. Desde então, todos os anos é realizado o grande mutirão de limpeza do Rio Itajaí, dando ênfase ao Dia Mundial da Água. Com a parceria de empresas que atuam nas margens do rio, governo e instituições dos municípios, esta ação já mobilizou aproximadamente 2000 voluntários que retiraram mais de 100 toneladas do rio nas quatro edições realizadas.

Em 2015, foi reconhecido com o troféu “Mérito Prática Sustentável no Litoral – Verão 2015”, em Porto Alegre (RS). A premiação teve como objetivo reconhecer e divulgar práticas sustentáveis no litoral catarinense e gaúcho, realizadas durante a temporada de verão. Segundo revista Meio Sustentável, organizadora do prêmio, ao Juntos Pelo Rio foi concedido destaque “pelos relevantes resultados ambientais e pela abrangência de envolvimento comunitário, unindo diferentes atores em prol da limpeza do Rio Itajaí”.

Foto: Reprodução

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Teste Intermarine 62 YT - 19/06/2020