Como uma onda no mar: saiba tudo sobre o museu inspirado em águas marítimas

Por: Redação -
18/12/2021

Inspirado nas ondas, museu chinês centra-se no tema água e exalta as belezas do mar. Localizado na nova área de Binhai, na costa leste de Tianjin, na China, o museu Shimao — The Wave reúne programas de entretenimento, educação e cultura, onde a arte moderna converge com a natureza, o mar e as ondas, exaltando as emoções e a beleza da praia.

Criando um diálogo entre o edifício e a natureza, a fachada lembra uma grande onda quebrando. Além disso, as milhares de placas de alumínio, que cobrem 563 metros quadrados em forma de escala, parecem escamas de peixes, que refletem a luz do sol de diferentes ângulos.

wave art museum
As milhares de placas de alumínio oferecem um efeito ainda maior na “onda”, já que refletem o sol e a água

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

O lago, ao redor do edifício, lança luz difusa na fachada, produzindo um efeito especial nas placas metálicas, que brilham como as ondas.

As placas de alumínio na fachada só foram possíveis pelo uso da tecnologia BIM — ou Modelagem de Informações da Construção, que faz modelos 3D mais fiéis ao resultado final, e do design paramétrico, que utiliza softwares e cálculos para criar obras arquitetônicas com design diferenciado.

Desse modo, as cerca de treze mil placas de alumínio têm aparência contínua. Algumas delas foram giradas cuidadosamente para refletir a luz ou para cobrir cantos difíceis.

O edifício é separado da duna e do recife, parecendo uma estrutura flutuante sobre o mar de Bohai. Conta com três terraços externos com vista para o mar, onde os visitantes podem apreciar a vista e os sons da natureza.

wave art museum
“Todo o edifício se assemelha à onda para criar um diálogo entre a construção e a natureza, e o prédio tornou-se uma existência simbólica onde o mar e a terra convergem”

Nos espaços internos, os materiais interpretam a água em seus diversos estados. Vidros do chão ao teto convidam a luz natural a entrar, possibilitam vista panorâmica e quebram as fronteiras entre espaços internos e externos.

Toda a área de exposições é projetada com três grandes áreas funcionais: a onda (museu de arte), um teatro ao ar livre e o espaço público — todos conectados à praia.

O saguão é caracterizado por uma claraboia que contrasta com a escuridão da sala. Três cortinas de água combinadas com detalhes em aço inoxidável, que ocultam as escadas e elevadores do museu, oferecem uma experiência lúdica de tranquilidade.

wave art museum
Treze mil placas de alumínio revestem o exterior do edifício em forma de onda

Leia também

» Estaleiro polonês expande linha eco com catamarã de 100 pés. Confira

» Navio-robô sem tripulação recria viagem histórica pelo Atlântico

» Lancha ou carro? Conheça a embarcação egípcia com design de automóvel

No primeiro andar ficam os banheiros e salas de reuniões. A superfície iluminada do segundo andar — que abriga a galeria principal, terraços ao ar livre, uma biblioteca e uma cafeteria — com paredes de vidro de até oito metros, proporciona a sensação de estar sobre o mar.

Aqui, os acabamentos são decorativos, variando de tetos adornados com tecidos, pisos altamente polidos, móveis curvilíneos e esculturas em forma de bolha — tudo modelado em alusão à água em diferentes estados.

Lacime Architects, com sede em Xangai, projetou The Wave para simbolizar o espaço onde o mar encontra a costa. A construção se beneficiou da ampla área, com espaços verdes abertos, praia e orla acessível, que os arquitetos aproveitaram para definir sua forma em balanço, levantando o prédio do chão e puxando cada canto em direção a uma vista única.

wave art museum
O moderno edifício é separado da duna e do recife, parecendo uma estrutura flutuante sobre o mar de bohai. por meio do design paramétrico, dispensa colunas

Em uma área de 3.563 metros quadrados, além das tradicionais galerias do museu de arte, The Wave abriga também um teatro ao ar livre.

Para proteger essa área das intempéries, a estrutura do edifício de mais de 30 metros de altura dispensa colunas e ostenta um espaço interior aberto, que também funciona como cobertura para o exterior.

Mais uma vez, o design paramétrico entrou em ação para possibilitar a construção do edifício sem colunas. Sua estrutura é composta por um núcleo central de concreto envolto por uma complexa rede de treliças de aço, que equilibra a carga da estrutura em três direções diferentes.

Todos os dispositivos eletromecânicos estão escondidos no subsolo. Um projeto que desafia a física.

wave art museum
Na biblioteca e na cafeteria, elementos decorativos, como adornos de tecido no teto e esculturas em formas de bolhas, procuram modelar a água em diferentes estados

Os arquitetos do Lacime disseram que todo o planejamento da área segue a lógica básica de “ponto, linha e plano para criar uma sequência espacial urbana contemporânea de homem, mar e céu”.

Essa regra de três também é evidente na geometria final do edifício, por meio da extrusão final da forma em “Y” para criar um trio de grandes terraços.

Em um estilo orgânico, muito alinhado com os arquitetos contemporâneos, Shimao — The Wave assemelha-se à onda para criar um diálogo entre o edifício e a natureza. Mais que isso, transmite a fluidez, o movimento e o equilíbrio que o mar possui.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira um compilado com os mais de 60 barcos que estarão nas águas do Rio Boat Show 2024

    Iate, veleiros, catamarãs, lanchas e botes estarão atracados na Baía de Guanabara, de 28 de abril a 5 de maio

    Porsche exibe carros esportivos de luxo no Rio Boat Show 2024, incluindo sedã híbrido

    Com dois modelos, especialista em carros de luxo terá estande no famoso Espaço dos Desejos

    NÁUTICA Talks: em clima de Olimpíadas, CBVela explica sucesso do Brasil na vela

    Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela, e Luiz Guilherme, head de marketing da confederação, falarão sobre o tema no Rio Boat Show

    No NÁUTICA Talks, Guilherme Guimarães conta porque ilha no Caribe tornou-se o paraíso dos brasileiros

    Recifense que mora no local há mais de 20 anos vai contar tudo que quem pretende ir à ilha precisa saber; palestra acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    No NÁUTICA Talks, Yuri Benites descortina turismo náutico no Lago de Itaipu

    Diretor de Turismo na Fundação PTI integra agenda de palestras durante o Rio Boat Show 2024