Museu de Pesca de Santos celebra o Dia da Mulher com exposição temática

0
608
Foto: Shutterstock

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o Museu de Pesca de Santos, ligado ao Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, recebe durante todo o mês de março a exposição “Mulheres na Pesca”.

Com o objetivo de promover a valorização das mulheres pescadoras artesanais, a exposição conta por meio de imagens capturadas pelas câmeras das fotografas Sheila Ana Calgaro, Cláudia Dardaque e Christina Amorim, a história de vida e o cotidiano de pescadoras que vivem em diversas regiões do Brasil.

Exposta na sala “A história do Museu”, a mostra revela os sentimentos e inquietações de oito mulheres pescadoras que lutam pelos seus direitos e ajudam no sustento da família. As imagens, ambientadas com elementos utilizados na pesca como peneiras, chapéus e cestos, revela o forte símbolo da cultura caiçara no país.

LEIA TAMBÉM
>>Falta uma semana para a 20ª Regata Náutica Caras. Não fique fora dessa!
>>Lars Grael confirma presença na 20ª Regata Náutica Caras
>>20ª Regata Náutica Caras premiará os 20 primeiros inscritos em edição comemorativa

Com um acervo que busca alertar para a importância da preservação do ambiente marinho, o Museu de Pesca desenvolve ações de divulgação técnico-científica e exposições ligadas à temática da vida marinha.

Lançando mão de diferentes recursos, o espaço busca retratar de forma acessível e prazerosa as diversas faces do ambiente aquático. Fazem parte da exposição permanente do museu exemplares de diversas espécies de peixes, crustáceos, aves e mamíferos marinhos, além de maquetes, aparelhos e equipamentos utilizados na pesca e em pesquisa oceanográfica.

Dentre as principais atrações do espaço estão tubarões e tartarugas taxidermizados e o famoso esqueleto de baleia Fin de 23 metros de comprimento.

O espaço fica aberto para visitação de quarta a domingo, das 10 às 18 horas.

Serviço:
Exposição Mulheres na Pesca
Período: durante todo o mês de março
Ingresso: R$ 5,00
Estudantes e professores: R$ 2,50
Crianças até 6 anos, adultos maiores de 60 anos e escolas públicas: isentos
Endereço: Museu de Pesca – Av. Bartolomeu de Gusmão, 192 – Ponta da Praia – Santos (SP)

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones