Mundial de S40

Por: Redação -
07/04/2015

Considerada por muitos como uma das melhores do Brasil, a raia de Jurerê recebe, entre os dias 12 e 16 de abril, o campeonato mundial de veleiros da classe S40. O evento será o primeiro mundial disputado na história do Iate Clube de Santa Catarina e a expectativa para a competição é enorme.

A classe reúne velejadores que somam quinze medalhas olímpicas e mais de 20 títulos mundiais. Um deles é o brasileiro Torben Grael, comandante do veleiro Magia V/Energisa, medalhista olímpico por cinco vezes, campeão da edição 2008/2009 da Volvo Ocean Race comandando a equipe do sueco Ericsson 4 e um dos maiores velejadores da história do Brasil.

O Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship, como é chamado este Mundial, é o terceiro a ser realizado pela Classe e o primeiro no Brasil. Na primeira edição do Soto 40 World Championship, realizada no Chile em 2013, o veleiro Pisco Sour foi o campeão. No ano passado, em Valência, na Espanha, quem levantou o troféu foi o veleiro inglês Ngoni. O Brasil será representado por Pajero, Magia, Crioula, Carioca 04 e o Carioca 25.

“A oportunidade de realizarmos o campeonato mundial de S40 é algo excepcional. Além de ser inédito em nosso clube, temos a oportunidade de assistir as disputas com as maiores feras da vela, velejadores com títulos olímpicos e mundiais. Também nos orgulha o fato da classe S40 ter escolhido o ICSC e a raia de Jurerê como sede e local para a realização do Mundial, estamos trabalhando para que o campeonato seja um absoluto sucesso.

Serão dez regatas de Barla-Sota na raia de Jurerê para definir o grande campeão do evento, sendo que não haverá descarte de pior resultado. Outro fato importante é que todas as equipes competem em condições iguais, uma vez que a classe segue o conceito one design, com todos os veleiros sendo idênticos quanto a peso, tamanho e área velica.

A competição, que começa para valer no domingo,12, já está movimentando a Sede Central do Iate Clube de Santa Catarina, já que os veleiros começaram a chegar à Florianópolis há alguns dias.

A partir desta quarta-feira, 7, até o dia 11, sábado, acontece o registro e vistoria das embarcações. Ainda no sábado, a organização promove o treino livre, já na raia de Jurerê e partir de domingo, 12, a competição começa para valer com duas regatas programadas por dia.

Foto: Mathias Capizzano / Mitsubishi

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NÁUTICA Talks terá papo sobre a história dos jets com Renan Macedo

    Fundador da Usina do Jet ainda falará sobre o avanço das corridas e expedições a bordo da embarcação; palestra acontece durante o Rio Boat Show 2024

    Danimar leva scooter aquática e modelos off road ao Rio Boat Show 2024

    Concessionária oficial de marcas como Segway, empresa também apresentará UTV e quadriciclo ao público do evento náutico

    André Homem de Mello recorda histórica volta ao mundo a vela no NÁUTICA Talks

    Primeiro brasileiro a alcançar o feito em solitário e sem escalas integra agenda recheada do Rio Boat Show 2024

    Fernando Moraes conduz mergulho pelas ilhas brasileiras no NÁUTICA Talks

    Biólogo marinho trará à tona detalhes sobre biodiversidade e história de locais emblemáticos durante o Rio Boat Show 2024

    Prós e contras do envelopamento náutico serão discutidos com Pedro Dias no NÁUTICA Talks

    Especialista em adesivagem náutica, "Pedrinho" vai conduzir bate-papo na série de palestras do Rio Boat Show 2024