Mundial de 49er

Por: Redação -
17/11/2015

Atuais campeãs mundiais, Martine Grael e Kahena Kunze iniciaram nesta segunda-feira, 16, a busca pelo bicampeonato no Mundial de 49er. Em Buenos Aires, na Argentina, a dupla segunda colocada no ranking mundial da Federação Internacional de Vela (ISAF) encarou suas principais adversárias na classe e futuras rivais na briga por uma medalha nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Entre elas, estão as atuais líderes do ranking mundial, as neozelandesas Alexandra Maloney e Molly Meech, as dinamarquesas Ida Marie Baad Nielsen e Marie Thusgaard Olsen, vencedoras do Sul-Americano, e Jena Mai Hansen e Katja Salskov-Iversen, além das italianas Giulia Conti e Francesca Clapcich.

Após quatro regatas da 49er FX realizadas ao longo do dia, as brasileiras ocupam a quinta colocação. No masculino, o outro filho de Torben Grael, Marco, saiu na frente na corrida por uma vaga no Rio-2016, ao lado de Gabriel Borges. A dupla disputa o campeonato com Dante Bianchi e Thomas Lowbeer.

Martine e Kahena abriram o dia com um nono lugar, já descartado. Depois, obtiveram um quarto, um segundo e um quinto lugares nas demais regatas. Neste início da competição, os barcos estão divididos em duas flotilhas, de forma que a cada regata há dois primeiros lugares, dois segundos e assim por diante. As brasileiras somam 11 pontos perdidos, contra três das dinamarquesas Ida Marie Nielsen e Marie Olsen, que lideram depois de vencerem três regatas. Dos cinco barcos mais bem colocados ao fim deste primeiro dia, quatro estão no Top5 do ranking mundial. As líderes dessa lista são Alexandra Maloney e Molly Meech, da Nova Zelândia, que ocupam apenas o 20.º lugar em Buenos Aires.

“O Sul-Americano foi um treino muito bom para nós. Velejamos com quase todos os barcos que vão participar do Mundial e tivemos quatro dias de regata em alto nível. As condições aqui são bem complicadas e será um campeonato mais de média”, disse Kahena.

Em 2014, Martine e Kahena conquistaram o título mundial em Santander, na Espanha, no evento organizado pela ISAF, com todas as classes olímpicas reunidas. No ano anterior, no Mundial da classe, as brasileiras haviam ficado com o segundo lugar. Na atual temporada, Martine e Kahena conquistaram o bicampeonato do evento-teste para os Jogos Olímpicos do Rio. Na estreia nos Jogos Pan-Americanos, ficaram com a prata em Toronto, no Canadá. Nas etapas da Copa do Mundo da ISAF, as brasileiras venceram em Weymouth, na Inglaterra, ficaram com a prata em Hyères, na França, e com o bronze em Miami, nos Estados Unidos. No Sul-Americano, também em Buenos Aires, no dia 8, ganharam mais uma medalha de prata.

No masculino, os dois barcos brasileiros competem entre si. Marco Grael/Gabriel Borges levou a melhor no Sul-Americano e, se chegar na frente também no Mundial, fica com a vaga nos Jogos Olímpicos do Rio. Ao fim do dia nesta segunda-feira, eles aparecem em 25º lugar, com 44 pontos perdidos, contra 49 de Dante Biachi/Thomas Low-Beer, que estão 35º. Dante e Thomas só asseguram a vaga olímpica se terminarem entre os 15 primeiros, com uma posição duas vezes melhor do que dos rivais. Se chegarem à frente com menos margem, a disputa fica empatada e será definida na Copa Brasil de Vela, no mês que vem.

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira a melhor forma de chegar ao Rio Boat Show 2024

    Evento náutico mais charmoso da América Latina contará com transfer todos os dias e estacionamento 24h; saiba mais

    NÁUTICA Talks: Izabel Pimentel e Marcelo Osanai contam acontecimentos inesperados na navegação

    Dois navegadores que já passaram por apuros em alto-mar relatam suas incríveis histórias no Rio Boat Show 2024

    Yamaha vai ao Rio Boat Show 2024 com cinco motores e dois jets

    Entre os equipamentos, estão cinco modelos de popa; evento acontece de 28 de abril a 5 de maio

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2019

    Evento chegou a sua última edição antes da pandemia consolidado como o mais importante salão náutico outdoor da América Latina

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio