Mulheres de garra

Por: Redação -
07/03/2015

8 de março, Dia Internacional da Mulher. Não poderia ser diferente que as atenções da Volvo Ocean Race nessa data sejam direcionadas às atletas do Team SCA, única equipe totalmente feminina na disputa da Volta ao Mundo. O barco sueco é um exemplo de que as mulheres correm de igual para igual com os homens. Os resultados, como a vitória na In-port Race de Abu Dhabi, e as tomadas de liderança em algumas etapas mostram que só falta um pouquinho mais de experiência para as meninas.

A bordo do Team SCA, uma holandesa ‘brasileira’ de coração. Carolijn Brouwer morou mais de uma década no País e aprendeu a velejar na Baía de Guanabara, sob olhares da família Grael. Na data especial, a atleta foi escolhida para falar em bom português sobre esse dia. 

“Hoje, dia internacional da mulher, acho que é um dia especial para todas nós. É o dia que podemos nos orgulhar de tudo o que fazemos, dos sonhos que queremos realizar. A oportunidade de fazer parte do Team SCA na Volvo Ocean Race, é a nossa maneira de mostrar às outras mulheres do mundo que é possível realizar os nossos sonhos, batalhar e lutar num nível igual aos homens. Estamos dando poder, esperança e força pra elas, mostrando que podemos fazer a diferença nesse mundo dominado pelos homens”.

A tripulação do Team SCA é a única equipe 100% feminina da Volvo Ocean Race desde a histórica participação do time do Amer Sports Too na edição de 2001-02. Quando a classe Volvo Open 70 foi introduzida para a regata em 2005-06, as enormes exigências físicas do barco transformaram a Volvo Ocean Race em um clube do bolinha, só para homens. Talvez era a única coisa negativa daquele barco. Hoje, com os Volvo Ocean 65, as mulheres voltaram em igualdade de condições.

Para dar mais bagagem e treinamento às meninas, o Team SCA recrutou campeões da Volvo Ocean Race, como Brad Jackson, Joca Signorini e lenda sueco Magnus Olsson – que faleceu lamentavelmente em 2013.

“Esta é uma grande oportunidade para as mulheres na vela. Além disso, a escolha do novo modelo de barco e a nova regra vieram no momento certo para Volvo Ocean Race”, disse a comandante Sam Davies. “Eu realmente acredito que temos a oportunidade de alcançar alguns resultados surpreendentes nesta regata”.

Além da quase brasileira Carolijn Brouwer e da comandante britânica Sam Davies, a equipe conta com Sara Hastreiter – EUA; Annie Lush – GBR; Liz Wardley – AUS; Sophie Ciszek – AUS/EUA; Corinna Halloran (Repórter A bordo) – EUA; Libby Greenhalgh – GBR; Stacey Jackson – AUS; Abby Ehler – GBR; Elodie-Jane Mettraux- SUI, Justine Mettraux – SUI e Dee Caffari – GBR.

O Team SCA e os outros cinco barcos estão em Auckland, na Nova Zelândia. Na próxima semana, a flotilha parte para o Brasil, mais precisamente Itajaí, para a perna mais longa e desgastante da Volvo Ocean Race.

Foto: Anna-Lena Elled / Team SCA / Volvo Ocean Race

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NÁUTICA Talks recebe Álvaro de Marichalar em papo sobre volta ao mundo de jet

    Detentor de vários recordes no mar, explorador estará presente na série de palestras que acontece durante o Rio Boat Show 2024

    Nova V550 e jet elétrico serão destaques da Ventura no Rio Boat Show 2024

    Maior lancha da marca e primeiro jet elétrico do Brasil estarão ao lado de outros 11 produtos da marca no salão, de 28 de abril a 5 de maio

    Casal transforma container de navio em casa aconchegante e sustentável

    Paul e Cathy utilizaram materiais reciclados para construir os ambientes e criaram sistemas ecológicos para manter uma vida minimalista

    Tonelero: submarino brasileiro é lançado em evento no Rio de Janeiro

    Embarcação é fruto de um acordo selado entre Brasil e França e foi batizada em evento com autoridades nesta quarta-feira (27)

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2010

    Já em sua 13ª edição, o salão náutico do Rio a cada ano ficava "maior, mais forte e mais cobiçado pelas marcas estrangeiras"