Empresa norueguesa desenvolve motor de popa elétrico de 150 hp

0
3074
Foto: Divulgação

A empresa norueguesa Evoy apresentou seu primeiro motor de popa elétrico de 150 hp. O Evoy Pro tem potência de 90 kW, pico de 150 kW (120/200 hp), e de acordo com a empresa terá o equivalente a um motor de combustão de 150 hp graças ao seu torque magnético. Atualmente, está em fase de protótipo e os testes mostrarão os números finais de desempenho. Ele deverá pesar em torno de 150 kg (330 lb).

O sistema contará com seus próprios controladores, gerenciamento de bateria e painel eletrônico, com telas de 10 ou 16 polegadas. Clima, rádio, navegação marítima, Bluetooth, WiFi, 4G, monitoramento do sistema, registro de viagens e gerenciamento de carga como padrão. Você poderá optar por sistemas de radar, eco-som e identificação automática (AIS).

LEIA TAMBÉM
>> Seaview: o iate que será construído pela MCP Yachts com a holandesa Vripack
>> Intermarine prepara dicas de como cuidar dos barcos durante a COVID-19
>> Teste Ventura V195 Crossover: a evolução de uma das lanchas mais vendidas do Brasil

Os sistemas de propulsão elétrica da Evoy de até 800 hp são projetados e testados para operar num dos ambientes mais difíceis do mundo – a costa norueguesa. Este ano, a Evoy se concentrou no mercado comercial com um sistema de propulsão inboard para barcos de 20 pés a 40 pés.

O novo motor de popa elétrico foi apoiado financeiramente com NOK 1.8 m, aproximadamente 880 mil reais, da Innovation Norway. O objetivo é finalizá-lo e deixá-lo pronto para o mercado no primeiro trimestre de 2021. Os motores serão inicialmente utilizados pela empresa de cruzeiros norueguesa Hurtigruten para alimentar uma flotilha de infláveis.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Schaefer770